Rádios RBV

Menu

Dia do Motorista: Do bloquinho de cobrador ao volante do caminhão

Conheça a trajetória de quase 50 anos de seu Zé nas estradas catarinenses. Veterano do Grupo Reunidas que construiu uma carreira marcada por persistência, amizades e amor pela profissão

Fonte:
Assessoria Reunidas

No tempo em que os cobradores circulavam pelos ônibus com prancheta e bloquinhos nas mãos, enfrentando solavancos que por vezes faziam voar moedas e papéis, José Hilário dos Santos Neto, o seu Zé, dava seus primeiros passos no Grupo Reunidas. Era 1975, e ele tinha apenas 18 anos. Hoje, aos 67, ainda segue firme na profissão, agora como motorista da Reunidas Cargas, empresa do grupo de Santa Catarina, que atua no transporte de encomendas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Morador de Joaçaba (SC), seu Zé guarda na memória os tempos em que atuava como cobrador, depois como manobrista na garagem da empresa, até finalmente, em 1982, realizar o sonho de assumir o volante. “Desde o começo eu pensava em ser motorista. Fui dando um passo de cada vez, aprendendo e esperando a oportunidade”, conta ele. O sonho virou realidade — e já dura mais de 40 anos.

Durante parte da carreira, ele trabalhou com ônibus, mas nos últimos anos tem atuado apenas com os caminhões da empresa. Hoje, sua rota inclui municípios da região de Irani, entre o Oeste e Meio-Oeste do estado. O que mais o motiva, diz ele, é o contato com os clientes que acompanha há tantos anos. “Não é só entrega. A gente cria laços. Tem clientes que eu conheço há décadas, viraram amigos. É uma relação de confiança, de fidelidade mesmo”, afirma.

Ao longo de quase cinco décadas, seu Zé viu de perto a transformação das estradas, dos veículos e do trânsito. “As rodovias estão bem mais movimentadas, tem muito mais carros, e isso aumenta o risco de acidentes. Mas também evoluiu muita coisa. Os veículos de hoje são mais seguros, confortáveis, com ar-condicionado, freios melhores…é outra realidade”, analisa.

Para quem está começando na profissão, seu conselho é simples e direto: “Tem que persistir. Eu entrei como cobrador, até conseguir a vaga que queria; se tem vontade e faz bem feito, uma hora a chance aparece. E aí é só seguir em frente”.

Neste 25 de julho, Dia do Motorista, histórias como a de seu Zé inspiram não só pela longevidade na profissão, mas pelo amor com que ele encara o trabalho. Mesmo aposentado, seu Zé continua trabalhando. Mas agora com novos planos no horizonte. Aos poucos quer diminuir o ritmo, para curtir mais a família, principalmente os netos. “A estrada me deu muito, mas também é bom aproveitar a calmaria”, avalia.

Sobre a Reunidas

Com mais de 70 anos de história, a Reunidas é uma das companhias mais tradicionais do setor de transportes no Sul do país. São mais de 1,6 mil profissionais diretos atuando nas frentes de transporte de passageiros, fretamento, turismo e transporte de cargas.

Anualmente, a Reunidas transporta mais de 1,4 milhão de pessoas, 110 mil toneladas no segmento de cargas e conta com mais de 400 veículos na frota, atuando no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do país, além da Argentina.

Mais informações em www.reunidas.com.br

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Identificada vítima fatal de acidente na SC-350, em Lebon Régis

Foi identificada como Vanessa Barreto de Souza, de 21...

Colisão frontal deixa um morto na BR-470 em São Cristóvão do Sul

Um homem morreu em um grave acidente de trânsito...

Serra Catarinense registra neve e frio intenso neste sábado

Cidades da Serra de Santa Catarina registraram, na manhã...

Fábrica da Renar Móveis é atingida por incêndio

Um incêndio atingiu na noite de sexta-feira (8) o...

Saída de pista na SC-350 deixa uma vítima fatal em Lebon Régis

Uma grave saída de pista na SC-350, em Lebon...

Mais Lidas da semana

VÍDEO: Objeto estranho com luzes é visto no céu de Rio das Antas

Um morador do interior de Rio das Antas teve...

Ação no STF pode causar perda de 244 mil empregos em Santa Catarina

A Procuradoria‑Geral da República (PGR) entrou com ação direta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana gelado

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Corpo de mulher desaparecida é encontrado em Caçador

A Polícia Civil de Caçador confirmou na tarde desta...

Marido de mulher desaparecida em SC é preso e justifica presença de sangue no carro

Na manhã desta terça-feira (05), o marido de Lusiane...

Outros Tópicos Interessantes