Rádios RBV

Menu

Dia da Mulher: Empoderamento e profissionalismo

Neste Dia Internacional da Mulher, apresentamos caçadorenses que assumiram funções consideradas masculinas até décadas atrás

Fonte:
Redação/PortalRBV

Nesta sexta-feira comemora-se o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e para celebrar esta importante data o Portal RBV preparou uma série de entrevistas com mulheres que se destacam em profissões que décadas atrás eram dominadas por homens.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A primeira personagem destas histórias de empoderamento e profissionalismo, é a caminhoneira caçadorense Camila Martins, que começou na boleia aos 21 anos.

- Publicidade -

Mãe de três filhos e ex-vendedora de panos de prato, ela explica que desde criança seu sonho era ser motorista de caminhão. Para a família, no início foi um choque, pelo medo das estradas. Mas ela foi em frente para realizar seu sonho.

Veja também

Mulheres que cuidam: O diferencial do trabalho feminino

Do caminhão para o ônibus encontramos duas motoristas caçadorenses, que diariamente pegam a estrada pela empresa Reunidas.

Adriana Marta Dick disse que sempre gostou de viajar e dirigir. Com o passar dos anos correu atrás do sonho. A família tem orgulho de seu trabalho pois sabem que isto traz felicidade para ela. A motorista fala sobre as surpresas da estrada no dia a dia e de como é preciso ser responsável para cuidar da vida das pessoas que transporta.

Na mesma empresa Patrícia Campos revela que o sonho em ser motorista é de criança, pois o pai e os irmãos são caminhoneiros. Para ela é gratificante saber que alcançou seu objetivo e também dar orgulho para os filhos e familiares, agradecendo a Deus todos os dias por poder conduzir seu ônibus sempre com muita responsabilidade.

Do ônibus para a pintura, encontramos a Graciana Fontoura de Moraes, que atua como pintora de casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais, entre outros. Uma profissão onde é observada a atuação de homens na grande maioria, ganha destaque com a presença feminina em Caçador.

Ela comenta que já são seis anos atuando junto com o marido no ramo da pintura, a convite dele. No início teve um pouco de dificuldade, até conhecer a função, e diz estar feliz com o que faz e principalmente quando o trabalho é elogiado pelo cliente.

O PortalRBV também chegou ao futebol, já que Caçador conta com uma das grandes equipes do futebol feminino no Brasil e a experiente treinadora Carine Bosetti. Um esporte que foi dominado pelos homens durante muitos anos ganhou outros olhares nas últimas décadas, com o fortalecimento da categoria feminina.

Carine lembra que estava assistindo a um jogo da Copa do Mundo de 1998 com sua mãe, quando o Brasil masculino perdeu para a França por 3 a 0 e aquilo a comoveu. Naquele dia, com 7 anos, disse que gostaria de ser jogadora de futebol. Começou a brincar com os colegas na rua, representou a equipe da escola no futsal até se tornar jogadora profissional ao defender o Kindermann anos atrás. Também como jogadora chegou a Seleção Brasileira de base e hoje segue como treinadora do Avaí Kindermann.

Na música também mais um destaque caçadorense. Bruna Manenti começou cedo na carreira artística e hoje colhe os frutos deste sucesso. Comenta que o sonho de cantar é de menina e participava dos festivais na escola. Somente em 2014 ela realmente se profissionalizou e fez suas primeiras apresentações com banda para formaturas e casamentos.

Ela falou que o caminho não é fácil e muitas artistas acabam por desistir. Ressalta que o ambiente da música ainda é muito masculino e as mulheres estão tomando conta de um grande espaço, principalmente no sertanejo.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

RBV Notícias – 29/04/2024 – Edição 1021

- Videirenses estão entre os mortos do grave acidente...

Homem morre ao cair de pinheiro em Macieira

Um homem de 54 anos morreu no final da...

Lebon Régis terá nova Praça Central e Centro Cultural

Lebon Régis terá nova Praça Central e Centro Cultural...

Grande final do Campeonato Municipal de Futebol Veteranos em Videira

No último domingo (28), o Estádio Municipal Luiz Leoni...

Prazo para regularização eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para regularização eleitoral termina em 8 de...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Criança que sobreviveu ao acidente está bem

A criança de dois anos que estava em um...

Empresário de Fraiburgo morre em acidente na Argentina

O empresário fraiburguense Sandro Kasburg, 54 anos, morreu em...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Outros Tópicos Interessantes