Rádios RBV

Menu

Doação de sangue: Campanha da RBV Rádios de Videira mobiliza comunidade

A Transvan disponibilizou um micro-ônibus que realizou o transporte dos doadores até Joaçaba, onde está localizada uma unidade do Hemosc

Fonte:
Portal RBV

A fim de incentivar a doação de sangue e elevar os estoques sanguíneos, a equipe da RBV Rádios realizou uma mobilização para convidar a comunidade a participar da ação na Semana Nacional do Doador de Sangue. E a resposta foi positiva. Para que isso acontecesse, a Transvan disponibilizou um micro-ônibus que realizou o transporte dos doadores até Joaçaba, onde está localizada uma unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). Sem dúvida, são iniciativas como essa que ajudam a salvar vidas.

Confira a reportagem:

Doação de Sangue em 2022

A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue. Isto é, 4 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. Em Santa Catarina, ano passado, 119.625 doações de sangue foram realizadas.

- Publicidade -

Ou seja, isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

O Brasil possui 2.097 serviços de hemoterapia (coleta, hemocentros, hemonúcleos, unidades de coleta e transfusão, agências transfusionais). Uma das estratégias da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados é o fortalecimento das estruturas de serviços, como por exemplo, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Sobre o Hemosc

O Hemosc é o Hemocentro de Santa Catarina, responsável por todas as ações de captação de doação voluntária de sangue e medula óssea. Tem a atribuição de garantir a qualidade e controle da coleta, qualificação do doador, produção e controle de qualidade de hemocomponentes, estocagem bem como distribuição desses para os serviços públicos e privados, fazendo a gestão estadual do estoque de sangue.

Além disso, é responsável por desenvolver no estado os programas de coagulopatias e hemoglobinopatias do Ministério da Saúde sendo referência para pacientes com doenças hematológicas fazendo transfusões, sangrias, aplicação de medicamentos, fornecimento de hemoderivados, além de outros procedimentos realizados ambulatorialmente por equipe multiprofissional.

Possui laboratórios altamente especializados que executam diversos exames, em alguns casos, sendo os únicos a executá-los pelo Sistema Único de Saúde em Santa Catarina, dando suporte aos transplantes e viabilizando a realização de terapia celular. Promove diversas capacitações e incentiva o conhecimento científico e tecnológico das suas áreas de atuação. Tem compromisso com a qualidade em todos os seus processos, com o objetivo de oferecer segurança para todos os seus usuários e partes interessadas.

Hemorrede

Assim, o Hemosc é responsável por 99% da cobertura estadual em hemoterapia. A Hemorrede é composta por sete hemocentros localizados nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville e Lages, duas unidades de coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul, além de oito agências transfusionais localizadas nos Hospitais Regional de São José, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Infantil Joana de Gusmão, Regional do Oeste, Hans Dieter Schmidt, Maternidade Tereza Ramos e Waldomiro Colautti, situadas nas cidades de São José, Florianópolis, Chapecó, Joinville, Lages e Ibirama.

O HEMOSC é um órgão público da Secretária Estadual de Saúde gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON – FAHECE, por meio de contrato de gestão.

fafaa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais de 3 mil lâmpadas de Led iluminarão os bairros de Videira

A cidade de Videira está prestes a se tornar...

Saiba como será a entrada de menores na ExpoVideira 2024

A contagem regressiva para a ExpoVideira 2024 está chegando...

Bombeiros Voluntários se aprimoram no uso de novo equipamento

Na quarta-feira (21) o Núcleo de Ensino e Instrução...

ACIAV realiza Capacitação Avançada em Gestão de Negócios

Como objetivo proporcionar conhecimento a líderes e empreendedores, ACIAV...

Descarte correto do lixo gera manifestações dos Vereadores e Vereadoras de Ibiam

Invocando a proteção de Deus, assim o Presidente Cleber...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Caçador

Um homem foi morto a tiros na manhã desta...

Acidente envolve três veículos em Caçador

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Carreta tomba e interdita parcialmente rodovia SC-135 em Videira

Na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 10...

Homem esconde corpo de amigo por oito dias em Curitibanos

Uma noite de bebedeira entre amigos resultou em uma...

Polícia Civil de Caçador deflagra a Operação Conexão

Na manhã desta quinta-feira (15) a Polícia Civil por...

Outros Tópicos Interessantes