Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Combustíveis e gás de cozinha aumentam em Caçador e Fraiburgo

Os dados pesquisados pela Uniarp apresentam um comparativo entre julho e agosto

Combustíveis e gás de cozinha aumentaram de acordo com os dados pesquisados pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) em um comparativo entre julho e agosto. Em pesquisa contínua realizada através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de agosto nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

A pesquisa, realizada pela UNIARP e coordenada pelo professor Leandro Hupalo e executada pela bolsista Graciolina Esquincá Wisser, adota metodologia similar à utilizada pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em diversos municípios do país.

Combustíveis e gás de cozinha aumentam

Entre os combustíveis pesquisados que registraram maior aumento de preço em relação ao mês anterior, o destaque em Caçador foi o diesel que apresentou aumento de 18,27% e, em Fraiburgo, o destaque foi a gasolina comum com uma elevação de 11,89%. Ainda em relação ao mês anterior, o gás de cozinha apresentou aumento de 2,77% em Caçador e de 9,31% em Fraiburgo.

Publicidade

Foi possível encontrar, entre os estabelecimentos pesquisados, uma significativa variação de preço entre alguns combustíveis. É o caso do etanol hidratado em Caçador com uma variação de até 12,42%, bem como em Fraiburgo, com uma variação de até 11,66%. O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 23,85% em Caçador e 26,36% em Fraiburgo, demonstrando que é possível fazer economia a partir de uma pesquisa de preços.

Veja outras notícias de Caçador

Acadêmicos de Jornalismo realizam atividade nos Bombeiros Voluntários

Cesta Básica apresenta aumento de 7% em Caçador

Como comparação, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em agosto gastou aproximadamente R$ 295,50. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou cerca de R$ 301,50. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 22% do salário-mínimo vigente.

Nos últimos doze meses a gasolina comum apresentou uma variação acumulada de 2,07% em Caçador e de 5,72% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, na mesma comparação, apresentou uma variação acumulada de -9,75% em Caçador e de 9,31% em Fraiburgo.

Cabe ressaltar que, embora possa ter ocorrido variação de preço dos combustíveis e do gás de cozinha durante o mês de agosto, os preços coletados pelos pesquisadores referem-se aos últimos dias do mês.

CONFIRA A TABELA

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Ascom Uniarp

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes