Rádios RBV

Menu

Copercampos recebe licenças para construção da primeira indústria de etanol de SC

Copercampos construirá a primeira indústria de etanol de SC em Campos Novos, no Meio-Oeste, para transformar milho e trigo no biocombustível.

Fonte:
Assessoria de Comunicação | Rádio Poatã

A Copercampos deu um passo significativo em sua trajetória de inovação e sustentabilidade. No início de setembro, a cooperativa recebeu a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para iniciar as obras da primeira Indústria de Etanol do estado. A concessão da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI), marca o início do projeto de industrialização dos cereais produzidos na região Meio-Oeste de SC.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com a liberação das licenças, a Copercampos deve iniciar em breve as obras de terraplanagem e, em seguida, dará início à construção da planta industrial. Este empreendimento promete transformar o cenário da produção de etanol em Santa Catarina, oferecendo uma alternativa sustentável e inovadora para a geração de energia renovável.

- Publicidade -

Esta será a primeira indústria flex do Brasil, construída com os mais altos padrões de tecnologia e eficiência. Ela terá capacidade para transformar milho e trigo em etanol, além de produzir o subproduto DDGs (grãos secos de destilaria com solúveis), utilizado na fabricação de rações. Além disso, a planta gerará 15.000 MWh de energia por ano.

Para o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, a conquista das licenças ambientais representa um marco para o futuro sustentável do agronegócio. “A construção da nossa Indústria de Etanol não apenas impulsionará a produção de biocombustíveis em Santa Catarina, mas também reafirma nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos entusiasmados em avançar com este projeto que trará um desenvolvimento ainda maior ao agronegócio em nossa região”, destacou Chiocca.

Saiba mais sobre o empreendimento

Os investimentos para a construção da primeira Indústria de Etanol de SC são superiores a R$ 200 milhões. O empreendimento terá capacidade de produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado por ano e 32 milhões de litros de etanol anidro por ano.

Anúncio em fevereiro de 2024 contou com a presença do governador de SC, Jorginho Mello

A usina, que será construída em Campos Novos/SC, teve o projeto desenvolvido pela empresa Lindner Techno Systems e utilizará como matéria-prima para a produção do etanol, milho e trigo, nas porcentagens de 85 e 15, respectivamente de cada cereal. Esta será a primeira usina do estado e a primeira planta flex do Brasil, ou seja, utilizará dois cereais para produção de biocombustíveis.

Além da produção de biocombustíveis, a usina da Copercampos terá a produção do subproduto DDGs (sigla em inglês para grãos secos de destilaria com solúveis), usado na fabricação de rações, de 25 mil toneladas por ano. A produção de óleo deve ser superior a 1.500 toneladas por ano. Além disso, terá geração de energia de 15.000 MW/h por ano.

Leia mais

Ipês Rosa são plantados em Videira e Salto Veloso

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

Para esta capacidade de produção, serão utilizadas 250 ton/dia de cereais, mais de 87.000 toneladas/ano. “Fizemos estudos de viabilidade para construção e, com a parceria da Lindner, vamos construir essa usina para industrializarmos os cereais produzidos em nossa região. É um investimento pensando no desenvolvimento econômico da região, na valorização do nosso associado que produz cereais e na saúde financeira de nossa cooperativa”, ressalta o Diretor Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca.

A usina vai consumir cerca de 30% do milho recebido pela cooperativa e produzirá o farelo proteico, DDGs, para ser utilizado na fabricação de ração, deste modo, o cereal é utilizado para produzir etanol da parte amilácea e concentra as proteínas, fibras e sais minerais neste coproduto com alto valor nutricional. O DDGs possui uma proteína acima de 30% em base seca.

A usina será construída na comunidade de Encruzilhada, em Campos Novos/SC, onde a cooperativa possui uma unidade de armazenagem que receberá a matéria-prima para industrialização. A partir do início das obras, a previsão é que a indústria entre em operação no final de 2026. Serão gerados mais de 100 empregos diretos com este novo negócio da Copercampos.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem sol em quase todas as regiões

A previsão do tempo para Santa Catarina indica o...

Homem é eletrocutado ao limpar piscina em SC

Um homem de 59 anos sofreu queimaduras graves após...

Empresa em Água Doce registra segundo incêndio em menos de 30 dias

Um incêndio na empresa Pioneiro, localizada na Linha Nova...

Governo de SC aponta que 50% das rodovias são consideradas boas ou ótimas

O Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello,...

INSS divulga calendário de pagamentos a beneficiários, confira datas

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Homem causa incêndio em ônibus de turismo com 44 passageiros

Um homem foi preso após incendiar um ônibus de...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Casal é flagrado pulando muro de motel para fugir sem pagar

Na manhã de quarta-feira (20), um casal foi flagrado...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes