Nesta sexta-feira (11), o Banco do Brasil lançou o Pix por aproximação, em parceria com a operadora de maquininhas Cielo S.A. A nova modalidade permite que clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha de pagamentos, oferecendo mais rapidez e simplicidade em comparação ao Pix por QR Code.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Inicialmente, a funcionalidade está disponível para um grupo restrito de correntistas, em um modelo piloto.
Esses usuários poderão testar o novo serviço em estabelecimentos comerciais previamente habilitados em Brasília (DF) e São Paulo (SP).
A expectativa do Banco do Brasil é de que o Pix por aproximação esteja disponível para todos os clientes em novembro de 2024.
Veja também
Mudanças climáticas impulsionam alta de preços de frutas e carnes
Novas regras para Pix no celular visam combater fraudes
Com esse lançamento, o Banco do Brasil se adianta à agenda do Banco Central (BC), que planeja a implementação nacional do Pix por aproximação apenas a partir de fevereiro de 2025.
Como funcionará
O novo método de pagamento é dividido em dois processos.
Para as compras de até R$ 200, o cliente deverá:
- conferir o valor da compra na maquininha
- abrir o aplicativo do banco
- clicar em “Pix por aproximação”
- realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do app
Para compras acima de R$ 200, o processo é o mesmo, com a adição de uma senha transacional da conta para maior segurança.
Outras instituições financeiras devem adotar o serviço futuramente, possivelmente com algumas variações no procedimento, mas mantendo o foco na agilidade do pagamento.
Nossas Redes Sociais