Editora Êxito lança livro sobre história de Videira

Lançamento acontecerá no dia 1° de março durante as comemorações do aniversário do município

As comemorações dos 78 anos de Videira vão contar com um evento especial: o lançamento de um livro sobre o município. Criado pela Êxito Editora e Comunicação, a obra apresenta linhas gerais sobre a história regional e local, bem como sobre o desenvolvimento de Videira.

Segundo Rid Eloi Zatta, diretor administrativo da editora, o projeto foi proposto pelo Centro Cultural Egon Frey à Secretaria de Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, através da Lei Rouanet em 2018 quando iniciaram as captações de recursos. “A parceria entre a Êxito e o Centro Cultural Egon Frey permitiu que o projeto fosse executado com tranquilidade e transparência. O resultado é um livro financiado através de renúncia fiscal, tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, desde sua etapa de pesquisa até a conclusão”, explica.

Trajetória em construção

Conforme o título sugere, o livro se propõe a apresentar ao leitor esta Videira que se constrói e reconstrói diariamente, através das ações da população. Para a autora, Angela Zatta, seria impossível e pretensioso dizer que esta é a obra definitiva sobre a história da cidade, pois “o registro da história dos lugares depende muito da memória, que nem sempre é igual para todos. Por isso falamos em trajetória, buscamos compreender o que nos trouxe até o momento atual”.

Lançado depois de quatro anos de trabalho, os capítulos do livro passaram por discussões acadêmicas em eventos realizados em universidades de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais no Brasil e também na Argentina. “Consideramos importante ter visões externas capazes de contribuir com o produto final, especialmente de quem não conhece a história local, para propor relações com outros lugares e ampliar nosso olhar”, diz.

Lançamento

O lançamento do livro “Videira: uma trajetória em construção” acontecerá no dia 1º de março, às 19 horas, no Parque da Uva. “O livro tem distribuição gratuita, porém temos a obrigação legal de informar o Ministério sobre as entregas. Por isso, todos aqueles que desejarem um exemplar deverão preencher um pequeno cadastro no momento da retirada, informando nome completo, CPF e contato. Além da versão física, o material também conta com uma versão digital gratuita em formato de audiobook e, em breve, de e-book”, conclui Rid.

Foto: Editora Êxito

Fonte: Editora Êxito

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias