A presença feminina nas prefeituras da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) deu um salto após o resultado das eleições deste domingo (6). A partir de 1º de janeiro de 2025, serão quatro chefes de executivo mulheres na região. Até então apenas Iomerê era governado por uma mulher, que inclusive conseguiu a reeleição.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Luci Peretti, do PP, foi reeleita com 1298 votos, o que corresponde a 50,10%. Ela venceu Márcio Santini, do MDB, por 138 votos de diferença. Denis Périco (PT): 133 votos na disputa em Iomerê.
Outra prefeitura que terá uma mulher no comando é Rio das Antas. Gilvane Aparecida de Moraes, a Gil, do PL. Ela venceu a disputa com o atual vice-prefeito Selmir Bodanese, do MDB, com 2.442 votos, correspondente a 51,57% dos votos válidos. A diferença entre os candidatos foi de apenas 117 votos.
Gil tem 44 anos e é técnica de enfermagem. Seu vice é Sadi Zilli, do PP, 56 anos, e é servidor público estadual.
Veja também
Juliana Maciel é reeleita prefeita de Canoinhas
PL conquista 5 prefeituras na AMARP
Em Macieira Simone Zanella, do PL, foi eleita com 1.361 votos, correspondente a 60,35% dos votos válidos. Ela venceu a disputa contra o atual prefeito Edgard Farinon, do MDB, que fez (39,65%) dos votos.
Simone Zanella tem 51 anos, é agricultora. Seu vice é Pedro Sérgio (Pedrinho), do PSD, 54 anos, também agricultor.
E em Matos Costa uma dobradinha feminina na prefeitura. Danuza Rodrigues, do MDB, foi eleita prefeita de nas eleições deste domingo, com 1.253 votos, correspondente a 57,50% dos votos válidos. Ela venceu Raul Ribas, do PT, que fez 42,50% dos votos. Danuza tem 40 anos, é empresária. Sua vice é Oderlaine Moraes, do PSD, 46 anos, servidora pública.
Portal RBV nas redes sociais