Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce

Mesmo pequena, parcela da população menor de 18 anos de eleitores aptos a votar em 2024 se mostra expressiva e importante

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce, é o que mostram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Os números mostram que, se comparados com as eleições de 2020, o aumento foi de 78%, totalizando assim 1 milhão de jovens. Em Santa Catarina, o crescimento foi ainda mais expressivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conforme os números do Tribunal Regional Eleitoral, o Estado possui hoje mais de 40 mil jovens na faixa etária de 16 a 17 anos, aptos a votar em 2024. Em Santa Catarina, o aumento foi de 82,5% em comparação com o último pleito.

Publicidade

Veja também

Deolane Bezerra é presa por lavagem de dinheiro e jogos ilegais

GAECO e GEAC deflagram a operação “CITRUS” em Caçador e Calmon

Nos 15 municípios pertencentes à Amarp, atualmente, conforme o TRE – SC, são 169.172 catarinenses aptos a votar no próximo dia 6 de outubro. Entre eles, 1.552 têm entre 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce; assista

Entre as cidades com o maior número de eleitores, Caçador se destaca. O município mais populoso da Amarp tem atualmente 320 eleitores menores de 18 anos. Um dado que chama atenção é a diferença no número de eleitores menores de 18 anos em Videira em comparação com cidades menores.

Videira, com 39.255 eleitores, tem 174 jovens entre 16 e 17 anos, enquanto Fraiburgo, com 26.426 eleitores, tem 226. Em Lebon Régis, que tem 8.729 eleitores, o número de jovens é igual ao de Videira, com 174 eleitores.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce
Foto: Montagem Portal RBV

Para Mario Volpi, chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef, a presença dos jovens nas eleições é a mais importante. Em entrevista à rádio EBC ele afirmou que o jovens tem papel importante em inúmeras políticas públicas. 

“São eles que estão ali na sala de aula, que frequentam os centro de saúde e podem nos ajudar a avaliar. Então, essa vivência concreta deles nos traz essa opinião mais crítica e criativa em relação ao que o país deve fazer para garantir direitos, tanto das crianças quanto de adolescentes e jovens”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV com informações de Rádio EBC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corrida do Bem movimenta Caçador com recorde de inscrições

Neste domingo (16), Caçador sediou a penúltima etapa do...

Caminhão tomba na SC-135 em Videira e motorista fica ferido

Na manhã deste domingo (16), equipes do Corpo de...

André Alves cobra explicações sobre obra paralisada em escola

O vereador André Alves (MDB) apresentou na sessão desta...

Marlim-azul é encontrado morto com pneu preso ao bico

Um marlim-azul (Makaira nigricans), espécie considerada uma das maiores...

Casal morre em acidente e bebê fica em estado grave

Um casal morreu na tarde deste sábado (15) num...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Caçadorense lança vakinha virtual para tratar necrose no quadril

O caçadorense David Cavalett, conhecido por amigos e familiares...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre prensado entre caminhões durante carregamento de suínos

Um homem de 45 anos morreu no final da...

Outros Tópicos Interessantes