Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce

Mesmo pequena, parcela da população menor de 18 anos de eleitores aptos a votar em 2024 se mostra expressiva e importante

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce, é o que mostram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Os números mostram que, se comparados com as eleições de 2020, o aumento foi de 78%, totalizando assim 1 milhão de jovens. Em Santa Catarina, o crescimento foi ainda mais expressivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conforme os números do Tribunal Regional Eleitoral, o Estado possui hoje mais de 40 mil jovens na faixa etária de 16 a 17 anos, aptos a votar em 2024. Em Santa Catarina, o aumento foi de 82,5% em comparação com o último pleito.

Publicidade

Veja também

Deolane Bezerra é presa por lavagem de dinheiro e jogos ilegais

GAECO e GEAC deflagram a operação “CITRUS” em Caçador e Calmon

Nos 15 municípios pertencentes à Amarp, atualmente, conforme o TRE – SC, são 169.172 catarinenses aptos a votar no próximo dia 6 de outubro. Entre eles, 1.552 têm entre 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce; assista

Entre as cidades com o maior número de eleitores, Caçador se destaca. O município mais populoso da Amarp tem atualmente 320 eleitores menores de 18 anos. Um dado que chama atenção é a diferença no número de eleitores menores de 18 anos em Videira em comparação com cidades menores.

Videira, com 39.255 eleitores, tem 174 jovens entre 16 e 17 anos, enquanto Fraiburgo, com 26.426 eleitores, tem 226. Em Lebon Régis, que tem 8.729 eleitores, o número de jovens é igual ao de Videira, com 174 eleitores.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce
Foto: Montagem Portal RBV

Para Mario Volpi, chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef, a presença dos jovens nas eleições é a mais importante. Em entrevista à rádio EBC ele afirmou que o jovens tem papel importante em inúmeras políticas públicas. 

“São eles que estão ali na sala de aula, que frequentam os centro de saúde e podem nos ajudar a avaliar. Então, essa vivência concreta deles nos traz essa opinião mais crítica e criativa em relação ao que o país deve fazer para garantir direitos, tanto das crianças quanto de adolescentes e jovens”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV com informações de Rádio EBC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Inundação em navio de cruzeiro alaga cabines e causa pânico

Uma família de Pernambuco viveu um verdadeiro susto enquanto...

Quinta-feira será de calor intenso em Santa Catarina

A quinta-feira (15) será marcada por mais um dia...

Técnica videirense é convocada para a Seleção Catarinense de Handebol

Pelo segundo ano consecutivo, a técnica videirense Giovana Savian...

CDL Caçador sorteia carro zero km e vale-compras neste sábado

A CDL Caçador realiza neste sábado, dia 17 de...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

Outros Tópicos Interessantes