A Câmara Municipal de Caçador recebe a partir da próxima quarta-feira (18), a exposição fotográfica “Projeto Musas”, da artista visual e fotógrafa Marian Volpe. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 27 de fevereiro, no Espaço Cultural vereador Almir João Binotto.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A exposição é dedicada a mulheres atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador que, embora compartilhem a experiência da doença e o propósito da cura, existem para além da experiência da doença. Nas imagens, elas assumem o protagonismo como musas, revelando diferentes expressões, talentos e dons.
Inspiradas em estéticas de outros tempos e em pinturas clássicas, as fotografias recriam cenas que atravessam épocas e imaginários. As retratadas surgem como outras versões de si mesmas — figuras etéreas e personagens que transcendem o tempo —, abrindo espaço para o sensível, o simbólico e o imaginado.
Veja também
Veja como funcionarão os serviços da Prefeitura de Caçador no Carnaval
Falta de limpeza em terrenos baldios gera cobrança na Câmara de Caçador
Segundo Marian, a proposta é, por meio de referências do passado, da arte e da beleza, convidar o público a contemplar as múltiplas dimensões dessas mulheres, em constante transformação, reconhecendo-as como obras vivas do tempo presente.
“O projeto tem como finalidade valorizar a imagem feminina, ampliar o olhar sobre identidade, autoestima e presença da mulher no mundo, além de dar visibilidade à causa da Rede Feminina de Combate ao Câncer por meio da arte e da cultura”, destaca a artista.
A exposição contará com 14 obras fotográficas, três banners explicativos e um espaço interativo. A abertura oficial acontece na quarta-feira (18), às 16h, com a presença da artista e convidados.
Sobre a artista
Marian Volpe é fotógrafa manauara e artista visual, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Seu trabalho nasce do desejo de criar imagens que unam o real ao imaginado, o presente ao passado, dando forma a histórias que vivem entre esses lugares.
Com influências do cinema, do barroco, da fantasia e das artes antigas, suas fotografias criam cenas e personagens que convidam quem olha a imaginar, sentir e se reconhecer em outras versões de si.
Seu trabalho já integrou exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo o Carrousel du Louvre, em Paris.




