Rádios RBV

Catarinense é nomeado cardeal em cerimônia histórica no Vaticano

Outros 20 cardeais também foram nomeados, incluindo religiosos de diversos países

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Dom Jaime Spangler, natural de Gaspar, foi nomeado cardeal neste sábado (07), em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Aos 64 anos, ele recebeu o chapéu vermelho diretamente das mãos do Papa Francisco, reforçando sua posição entre os principais líderes da Igreja Católica.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além do título, Dom Jaime assume a responsabilidade de votar no próximo conclave, que elegerá o sucessor do Papa Francisco.

Ele também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, desde 2013, atua como arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Em entrevista, Dom Jaime compartilhou sua surpresa com a nomeação. Ele revelou que sonhava em atuar em paróquias no campo e nunca imaginou chegar ao centro do poder católico.

“Devemos estar preparados para surpresas, mesmo que isso nunca seja fácil”, disse emocionado.

Veja também

Dom Cleocir Bonetti se recupera de cirurgia

Poupança tem mais saques que aplicações em novembro

Outros 20 cardeais foram nomeados na mesma solenidade, representando países como Ucrânia, Irã e Argélia. O mais velho entre eles tem 99 anos.

Durante o evento, o Papa Francisco pediu humildade e alertou os novos cardeais sobre os perigos do deslumbramento com prestígio e poder.

A cerimônia também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que viajou a Roma para acompanhar o reconhecimento de Dom Jaime.

A nomeação faz parte do esforço do Papa Francisco para diversificar o colégio cardinalício, que agora conta com 140 cardeais eleitores, superando o limite histórico estabelecido pelo Papa Paulo VI.

Cardeais com mais de 80 anos, no entanto, perdem o direito de voto. Dom Jaime, ainda em idade ativa, reforça a representatividade brasileira no Vaticano, consolidando uma trajetória de destaque dentro da Igreja Católica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Antúrio: como garantir o crescimento saudável em espaços internos

O antúrio é uma planta ornamental de origem tropical...

Slugging: 6 benefícios da máscara de vaselina para seu skincare

Descubra os 6 principais benefícios do slugging com vaselina e veja como essa técnica pode transformar sua rotina de skincare.

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva a qualquer hora do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Mulher dá um tapa em arma e tiro acerta a televisão

No domingo, dia 30 de março, por volta das...

Mais Lidas da semana

Acusado de estupro de menor é preso em força tarefa

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Justiça condena motorista a 15 anos de prisão por morte de jovem em acidente na SC-135

O Tribunal do Júri da Comarca de Tangará condenou,...

Preso homem investigado por tráfico de drogas em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Motorista envolvido em acidente que matou jovem em Pinheiro Preto vai a júri

A comarca de Tangará estará movimentada nesta quinta-feira (27)...

Bolsonaro mantém esperança em um acordo entre Jorginho Mello e João Rodrigues

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez comentários sobre o cenário...

Outros Tópicos Interessantes