O Dia Nacional do Livro é celebrado neste 29 de outubro e a data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, ainda em 1810. Foi nessa época que o Brasil recebeu seu primeiro acervo, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os livros, independentemente do gênero, são a porta de entrada para o aprimoramento do vocabulário e para a dinamização do raciocínio e da interpretação. Reforça-se também o grandioso papel dos livros no desenvolvimento da escrita, já que eles auxiliam na formulação e na organização de linhas de pensamento.
Em Caçador a Escola Irmão Léo celebrou o dia com atividades e reflexões sobre a importância da leitura. O coordenador e professor Mário Luiz Cachinski destacou que “o livro é a fonte do conhecimento e do saber, essencial desde os primeiros anos da infância”.
Veja também
Alunos das escolas estaduais de Caçador recebem uniformes
Caçador lança projeto para jovens com foco em inclusão e tecnologia
Durante a conversa, o professor reforçou que o livro não apenas transmite informações, mas também desperta a imaginação e o encantamento nas crianças. Segundo ele, “dê um livro para uma criança e observe a expressão dela, o encantamento que surge. É através da leitura que podemos melhorar nossa condição de vida e preparar os jovens para o mercado de trabalho”.

Cachinski também comentou sobre o valor do livro físico, destacando que apesar da leitura digital estar cada vez mais acessível, muitos alunos ainda preferem folhear as páginas. Ele citou a frase de Machado de Assis: “Há duas maneiras de abrir a cabeça de uma pessoa. Ler um livro ou usar o machado”, lembrando que a leitura amplia horizontes sem precisar viajar.
“Realmente o livro é fundamental na nossa vida. O livro é a fonte do conhecimento de tudo que foi produzido ao longo da humanidade, os conceitos, fundamentos. É a nossa fonte como quando queremos beber água, é a sede por conhecimento”, declarou o professor.
Em novembro será realizada a Semana da Biblioteca em todas as escolas estaduais de Caçador, organizada, com o objetivo de promover a leitura e valorizar o papel das bibliotecas. No Colégio Irmão Léo, o evento deve acontecer entre os dias 10 e 14 de novembro.






