Espetáculos gratuitos da Mostra Fora movimentam espaços em Caçador

O Meio-Oeste catarinense celebrou a união de companhias teatrais com apresentações diversificadas. Saiba o que marcou esta etapa do projeto

O município de Caçador sediou, entre os dias 2 a 4 de abril de 2026, a terceira etapa da Mostra Fora, um circuito de teatro que promove a valorização da produção artística regional. O projeto, que já passou por Chapecó e Pinhalzinho, busca fortalecer o trabalho coletivo de cinco companhias profissionais do Oeste de Santa Catarina, todas com mais de uma década de trajetória no repertório cênico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a proponente e coordenadora do projeto, Paola Zonta, a iniciativa é uma oportunidade rica de levar a arte produzida no interior para a própria comunidade local. Em Caçador, a programação foi variada, abrangendo desde contos populares e charadas com a participação do público até discussões contemporâneas sobre relações humanas e o impacto das redes sociais.

Publicidade

A experiência do “aqui e agora” no teatro

Um dos destaques da etapa caçadorense foi a reflexão sobre a necessidade de desconexão das telas para a vivência da experiência teatral. O ator Fábio Libardi, do grupo Reminiscências, comparou a arte do palco a uma vela, enfatizando o caráter único e efêmero de cada apresentação.

“É a arte do encontro, é a arte do aqui, do agora… Quando você reúne o pessoal para assistir ao espetáculo, é uma comunhão, uma congregação de pessoas que comungam daquele momento mágico”.

Essa busca pelo contato visual e pela experiência física reafirma o teatro como uma linguagem inovadora em um mundo cada vez mais digitalizado. Toda a programação da Mostra Fora foi oferecida gratuitamente, viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina.

Próximos passos e alcance do público

A organização estima que o projeto atinja um público total de 2 mil pessoas ao somar todas as suas etapas. Após o sucesso em Caçador, o circuito segue para suas fases finais:

  • Joaçaba: Final do mês de abril.
  • Concórdia: Início de maio, encerrando a terceira edição da mostra.

O projeto continua ocupando espaços e reforçando a independência da cultura no Oeste catarinense. Para quem deseja acompanhar os bastidores e as próximas datas, as informações completas estão disponíveis no perfil oficial do Instagram @mostraafora.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Gustavo Fambomel | Portal RBV | Com informações Mostra Fora

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Filme sobre Bolsonaro ganha pôster e estreia definida

O longa-metragem Dark Horse (“Azarão”, em tradução livre), que...

Trecho entre ruas será interditado para pavimentação em Caçador

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Santa Catarina alcança recorde nas exportações de carnes no primeiro trimestre de 2026

Santa Catarina alcançou resultados históricos nas exportações de carnes...

Confira a lista dos aprovados para o Fecavi 2026

O Festival da Canção de Videira (FECAVI) está chegando...

Caçador sedia jogos da Liga SC de Handebol neste sábado

Vai começar neste sábado, dia 11 de abril, a...

Mais empresas de Videira são atendidas pelo Programa Saúde do Trabalhador

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria de...

“O Pequeno Príncipe” ganha turnê estadual gratuita em Santa Catarina

Um dos textos mais lidos e traduzidos no mundo,...