Ícone do site PortalRBV

Estação de Calmon volta a receber visitações

Estação de Calmon volta a receber visitações

Fotos: Divulgação

O domingo, dia 26, foi marcado por um momento especial em Calmon. A antiga estação ferroviária voltou a receber visitantes, em um encontro que reforçou o valor histórico e cultural do local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A recepção foi realizada na Estação de Calmon, onde foi apresentada a proposta de transformar o espaço em um centro cultural. O evento contou com a presença do historiador e professor Rogério Rosa, acompanhado de professores e alunos do curso de História da Udesc de Florianópolis, incluindo participantes da Argentina e da Espanha.

Após a recepção, o grupo visitou a ponte pênsil e a escultura em madeira do Monge João Maria. Em seguida, os visitantes foram acolhidos no Centro de Eventos Leonel de Moura Brizola, onde participaram de uma palestra sobre a história local e de um lanche compartilhado.

A visita teve como objetivo conhecer locais relacionados à presença de populações negras, quilombolas, espaços sagrados e rotas históricas do Monge João Maria. O grupo também esteve em Matos Costa, visitando o antigo “Cemitério Velho do Rocio”, conhecido como o local onde existiu a “cidade dos negros do Rocio”.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Calmon, da Secretaria de Educação, e das equipes de Urbanismo de Calmon e Matos Costa. A ação também teve a colaboração do jornalista João Batista Ferreira, que conduziu as visitações e contou um pouco destas histórias, acompanhado de Fernando Cleide dos Santos, Antonio Joel Ribeiro e Luciane Oliveira, responsáveis por auxiliar na organização e montagem do espaço histórico.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile