A Fundação Catarinense de Cultura ou FCC tem verbas para projetos culturais suspensas pelo TCE-SC. Conforme o TCE, a suspensão ocorre após alertas feitos à FCC desde 2021, que apontam para a falta de transparência de critérios e destino dos repasses milionários.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A FCC (Fundação Catarinense de Cultura) teve os repasses para projetos culturais catarinenses suspensos pelo TCE-SC ( Tribunal de Contas do Estado) nesta terça-feira (2). Conforme o tribunal, a suspensão ocorre em função da “total falta de transparência“.
A decisão suspendeu os repasses feitos por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) e proibiu a fundação de aprovar novos projetos.
Conforme um levantamento do TCE, em 2023, o programa repassou R$ 60 milhões para 120 projetos culturais em Santa Catarina.
O incentivo proposto pelo PIC se dá por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), ou seja, recursos de todos os contribuintes do imposto em Santa Catarina.
TCE alerta FCC sobre falta de transparência de repasses milionários desde 2021
Conforme o TCE, a suspensão ocorre após alertas feitos desde 2021, quando os repasses foram suspensos após um levantamento do tribunal que apontou a falta de transparência da fundação.
Na época, a FCC apresentou um cronograma, que não foi cumprido. Após três prorrogações do prazo para o órgão de cultura implementar as mudanças, que não foram cumpridas pela fundação, os repasses foram suspensos.
Veja também
Marcos Piangers emociona no 2º Seminário Empresarial da ACIC em Caçador
Projeto Sebrae Delas será lançado em abril
“Conforme constatado pela área técnica do TCE/SC, é que não há qualquer transparência sobre os critérios utilizados para a aprovação dos projetos, o destino dos recursos (pessoas físicas ou empresas), a execução dos projetos aprovados e, ainda, a divulgação das prestações de contas à sociedade dos valores repassados”, afirmou o TCE.
Em nota, a FCC afirmou que “entende que as considerações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) contribuem para aumentar a transparência e dar mais lisura ao Programa de Incentivo à Cultura (PIC), que é recente em Santa Catarina e está em constante processo de aperfeiçoamento”
Ainda segundo a nota, as inscrições e análises de projetos do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) continuam em andamento.
A fundação afirmou que servidores estão trabalhando para atender as exigências do TCE.