Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Museu do Vinho será parcialmente interditado

Laudo da Defesa Civil recomenda interdição parcial e limitação no número de visitantes simultâneos no ponto turístico mais importante de Videira

O Museu do Vinho será parcialmente interditado por recomendação da Defesa Civil do Município, que realizou uma vistoria técnica no local durante o mês de fevereiro e apontou graves falhas estruturais na edificação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A vistoria, realizada por engenheiros e arquitetos, identificou que a edificação está fora de prumo, com um desalinhamento vertical, podendo ser verificado visualmente. Segundo o laudo, o desalinhamento foi provocado por um recalque de fundação.

Publicidade

Os técnicos identificaram também a deterioração dos fechamentos laterais da obra, constituídos de tabuas de madeiras. Este apodrecimento das tabuas causa a perda de estanqueidade, atingindo a estrutura da edificação e comprometendo sua estabilidade. 

A mesma situação foi identificada nos assoalhos e guarda corpos de madeira das varandas, comprometendo a resistência e segurança na utilização destes locais.

Veja também

Videira realiza a segunda edição do Feirão do Emprego

Estiagem: 13 cidades de SC decretam situação de emergência

O laudo da Defesa Civil indica a interdição parcial.

“Como forma de dirimir os riscos, paralisando a utilização das varandas, bem como a redução do número de visitantes de forma simultânea para o máximo de 12 pessoas, como forma de redução de sobrecarga na utilização da edificação”.

Também recomenda a reforma do Museu, estabelecendo as condições de estabilidade da estrutura e segurança na sua utilização. O documento avalia a área como de “risco iminente”.

O casarão que abriga o Museu do Vinho tem 93 anos de existência, e a última intervenção realizada foi em 2018, quando ele foi pintado e recebeu melhorias na parte elétrica.

O secretário de turismo e cultura, Yuri Hentz, explica que a equipe do Museu do Vinho já colocou em prática as recomendações da Defesa Civil e que a pasta já iniciou os procedimentos para a restauração da edificação.

Além disso, a Fundação Catarinense de Cultura já foi informada da situação, uma vez que o Museu do Vinho é tombado também como patrimônio histórico estadual.

“Estamos incorporando à equipe técnica da secretaria uma pessoa especializada em museologia, que vai coordenar todas as etapas da reforma e implementar um projeto permanente de manutenção preventiva e de restauração, para que este tipo de situação não volte a ocorrer”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Três catarinenses faturam quase R$ 30 mil na quina da Mega-Sena

Três moradores de Santa Catarina ficaram muito próximos de...

Criança de 4 anos morre após colisão violenta na SC-154 no Oeste de SC

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta...

Motociclista fica ferido após bater de frente com carro na SC-135

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na...

Ex-combatente da guerra da Ucrânia morre em acidente de parapente em SC

Um grave acidente de parapente resultou na morte do...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Homem pula da Ponte do Castelhano e é salvo pela PM

A Polícia Militar salvou a vida de uma pessoa...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Outros Tópicos Interessantes