Nesta quarta-feira (16), o prefeito de Pinheiro Preto, Professor Mauro, esteve em Curitiba para uma reunião decisiva na sede da Rumo Logística. A empresa, responsável pela ferrovia que cruza o município, recebeu oficialmente a solicitação de concessão de imóveis pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O objetivo da visita foi reforçar a importância da cessão, regularização e gestão desses imóveis da União.
Com isso, a prefeitura visa garantir o pleno cumprimento da função socioambiental, histórica e cultural desse valioso patrimônio público.
O projeto proposto pelo município prevê a revitalização completa da antiga Estação Ferroviária, hoje desativada.
O espaço será restaurado e transformado em um moderno parque de convivência, promovendo integração social, lazer e cultura.
Veja também
PRF inicia Operação Semana Santa 2025 com reforço na fiscalização
Futsal Videira Unimed estreia na Copa Santa Catarina
Além disso, a iniciativa inclui a construção de um Calçadão e uma Ciclovia, que se estenderão por cerca de 7,4 quilômetros.
Essa estrutura conectará a antiga Estação Ferroviária até a Cruz do Zeca Vacariano, em um percurso inovador que unirá memória e mobilidade sustentável.
Com essa proposta, o município de Pinheiro Preto, pretende resgatar parte de sua história ferroviária e transformá-la em um atrativo urbano moderno e funcional.
A ideia é criar um corredor verde, que valorize o passado ao mesmo tempo em que promove qualidade de vida e turismo.
Durante a reunião, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a preservação de espaços históricos. Ele também enfatizou o potencial turístico e cultural do projeto.
“Um sonho que vai se tornar realidade em breve, sendo que na mesma oportunidade apresentamos o projeto do Parque Linear à empresa”, declarou o prefeito Professor Mauro.
A iniciativa promete impactar positivamente a paisagem urbana e fortalecer o vínculo da população com suas raízes e com a ferrovia.
Nossas Redes Sociais