Cultura

Quaresma: Um tempo de reflexão e preparação para a Páscoa

A Quaresma é um dos períodos mais importantes da Igreja Católica. Marcado por 40 dias de preparação para a Páscoa, esse tempo convida os fiéis a um processo de revisão de vida, oração e caridade. O Padre Milton explica que o essencial da Quaresma é a preparação para celebrar a ressurreição de Cristo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Nós cremos que Jesus ressuscitou e também nós vamos ressuscitar. E é isso que nós vamos celebrar. Para preparar essa grande festa, fazemos 40 dias de preparação”

Durante a Quaresma, a Igreja propõe três dimensões fundamentais para o crescimento espiritual: jejum, oração e caridade fraterna. O jejum não se trata apenas da abstinência de carne, mas sim de um ato de renúncia com propósito. Padre Milton esclarece que o verdadeiro significado do jejum está na intenção por trás da ação.

“Não basta simplesmente dizer ‘não vou comer carne’. Às vezes a pessoa deixa de comer carne e faz uma grande refeição com peixes e frutos do mar. O verdadeiro jejum tem um propósito maior, seja ajudar alguém ou fortalecer a espiritualidade.”

Veja também:

Polícia Militar recaptura dois foragidos do Sistema Prisional em Videira

Carro derruba poste e motorista tenta fugir, mas é encontrado

A oração é outro pilar essencial. Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a intensificar sua relação com Deus, buscando momentos de reflexão e conexão espiritual. Já a caridade fraterna reforça o compromisso cristão com o próximo. Segundo o padre, esse é um momento oportuno para praticar atos concretos de solidariedade.

“Tantas pessoas hoje sofrem e vivem momentos difíceis. A espiritualidade cristã nos convida a ser solidários e ajudar aqueles que mais precisam”, pontua.

Quaresma e o Sentido do Sacrifício

Um dos aspectos mais conhecidos da Quaresma é a prática de evitar o consumo de carne. O padre Milton explica que essa tradição surgiu em um tempo em que a carne era um alimento caro e raro, tornando sua abstinência um verdadeiro sacrifício.

Hoje, no entanto, ele ressalta que o essencial não é simplesmente deixar de comer carne, mas sim compreender o verdadeiro sentido do sacrifício.

“O espírito da Quaresma não está apenas em deixar de comer carne, mas sim em fazer um sacrifício que tenha um significado real, seja renunciar a algo pelo bem do próximo ou buscar crescimento espiritual.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

juniorwenningkamp

Recent Posts

5 truques para manter cabelos naturais bonitos sem gastar muito

Cuidar dos cabelos naturais não precisa significar horas no salão ou produtos caríssimos. Com escolhas…

2 horas ago

Previsão do Tempo: Tempo permanecerá firme em Santa Catarina

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que neste sábado, 3 de maio, o…

3 horas ago

INSS começa a pagar 13º salário para aposentados e pensionistas

Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que…

4 horas ago

Micro-ônibus pega fogo no centro de Piratuba e mobiliza bombeiros

Na manhã desta sexta-feira (2), um micro-ônibus foi consumido por um incêndio enquanto trafegava pela…

4 horas ago

Rio das Antas realiza 1ª Roda de Conversa sobre Autismo

Na última semana, o município de Rio das Antas, sediou a 1ª Roda de Conversa…

4 horas ago

This website uses cookies.