O município de Arroio Trinta sediou, nesta terça-feira (8), uma das etapas do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a FECAM. O encontro ocorreu no Centro de Eventos Primo Valentin Paganini e mobilizou cerca de 400 participantes de 35 municípios, ligados às associações Amarp, Amplasc e Ammoc.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Além de prefeitos, o evento contou com secretários, contadores, controladores internos e técnicos das áreas de gestão de pessoas, licitações e contratos. O objetivo do ciclo é aproximar o TCE dos gestores públicos, promovendo a disseminação de orientações, boas práticas e capacitações para o aperfeiçoamento da administração municipal.
A programação começou às 8h com o credenciamento e um café de recepção. A abertura oficial contou com apresentações culturais, valorizando as tradições locais, como o grupo de dança Danc’Itali, o Coral Infanto Juvenil e a cantora Aline Paganini, diretora de cultura.
Veja também
Salto Veloso realiza mais de 3.500 atendimentos na saúde em um mês
Vice-prefeito de Pinheiro Preto está na UTI e passará por cirurgia
O diretor do Instituto de Contas (Icon), Moisés Hoegenn, destacou o sucesso da edição e a importância de levar o evento a cidades menores. “É marcante sair das cidades-polo. Arroio Trinta nos recebe muito bem e está de parabéns pela mobilização”, afirmou.
O prefeito Antônio Serighelli celebrou a escolha do município como sede. “É um momento histórico. Mostramos que temos estrutura para receber eventos de grande porte e seguimos de portas abertas”, disse. Ele também reforçou o caráter orientativo da iniciativa. “O Tribunal de Contas não está aqui apenas para fiscalizar, mas para orientar e apoiar os gestores.”
Durante o evento, Arroio Trinta também apresentou seu potencial turístico e cultural. Neste ano, o município celebra os 150 anos da imigração italiana, com a Semana Italiana marcada entre 25 de julho e 3 de agosto, incluindo eventos como o Jantar Italiano, Noite da Minestra e o tradicional Baile do Tearim.
Na área administrativa, Serighelli reforçou o compromisso da gestão com melhorias em saúde, educação e infraestrutura. Ele também anunciou a adesão ao programa Estrada Boa Rural, com a pavimentação do trecho entre o distrito industrial e a ponte de acesso a Treze Tílias. “Essa obra vai fortalecer o turismo e impulsionar a economia da nossa região”, destacou.
O Ciclo de Estudos do TCE/SC segue até 31 de julho, com 13 etapas programadas em diferentes regiões do estado.