Ponto tradicional no calendário de festas no fim de ano de Santa Catarina, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, chega em 2025 a sua 17ª edição, porém em um novo espaço. Após inúmeros comentários nas redes sociais de que a festa mudaria de lugar, a Associação Comercial de Porto União, organizadora da festa, confirmou a mudança.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na noite desta sexta-feira, 02, a Acipu publicou uma nota afirmando que a festa em 2025 não será mais realizada no espaço da Praça Hercílio Luz e da Estação União. O local recebe a festa desde o ano de 2007 e tornou-se um diferencial em relação a outras comemorações típicas da região, como foi o caso da antiga Festa Nacional da Costela, realizada pela cidade irmã, União da Vitória.
Abrangendo todo o anel central de Porto União, a realização da festa em um espaço aberto sempre gerou comentários sobre o fechamento das ruas. Alguns comerciantes questionavam sempre que algumas vias ficavam fechadas em média uma semana, entre montagem e desmontagem da estrutura.
Porém, a realização da festa em um espaço aberto e central da cidade fez com que ela passasse a fazer parte da vida das pessoas, que lotavam o espaço nos 4 dias de festa. Comentários em redes sociais mostram que a realização da festa no espaço da Estação União, deixará saudades.
Acipu se pronuncia sobre a Festa Nacional do Xixo e do Steinhaeger em 2025
Em nota publicada na noite desta sexta-feira, a associação organizadora da festa explicou que a realização do evento no espaço tornou-se inviável. O documento apresenta 4 pontos que, segundo a associação, farão com que a festa tenha que mudar de endereço.
- O local não comporta mais a estrutura da festa.
- O público da festa aumenta a cada ano, causando superlotação naquele espaço.
- O trânsito de toda a malha central por inúmeros dias fica prejudicado com a montagem e realização da festa.
- O espaço da Estação União é tombado pelo patrimônio histórico da União, não permitindo assim, diversas intervenções durante o período da festa.
A ACIU afirmou que os poderes executivos e legislativos das duas cidades não tem relação com a mudança da festa. O documento encerra afirmando que o novo espaço será apresentado em breve.
Nossas Redes Sociais