Rádios RBV

Menu

Afinador de Pianos: Vocação e amor pelo que faz

Christtiano Bartosiak esteve em Caçador realizando seu trabalho e percorre toda a América Latina

Fonte:
Redação/PortalRBV

Há poucos dias esteve em Caçador um profissional raro atualmente, o afinador de pianos. Filho de mãe pianista e pai vendedor de instrumentos musicais, Christtiano Bartosiak atua há mais de 20 anos na área e não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, afinando o instrumento e dando vida às notas musicais. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A história deste afinador de pianos começa já na infância, acompanhando seu pai na loja de instrumentos onde observava os técnicos afinadores, e nem sempre concordando inteiramente com o que faziam. 

- Publicidade -

“Desde a minha infância tive piano dentro de casa, e sempre mais do que um, devido ao comércio de meu pai. Presenciava as idas e vindas dos técnicos fazendo a manutenção nos pianos da loja e nunca concordava 100% com o ouvido deles, com a afinação deles. E no final da história meu pai sempre olhava para mim e dizia – vai lá e dá teu tapinha. E eu de brincadeira, sem compromisso, e resolvia a afinação que cabia com o meu ouvido”, relembra o afinador.

Veja também

Plataforma do Desenrola renegociará dívidas de agricultores familiares

Nota Hidrometeorológica: última semana de outubro terá alto volume de chuva em SC

Maria Clara Alves e Bruna Miranda vencem o FEMIC 2023

Christtiano revela que inicialmente tentou escapar do chamado da música. No entanto, o amor pelos pianos falou mais alto, levando-o a uma jornada que dura duas décadas. “O piano é aço fazendo força em cima da madeira, que é a tabua harmônica. E o aço vai cedendo, a madeira vai cedendo. É uma briga de força. Então tem que se manter essa pressão próxima do ideal e a ideia é afinar o instrumento todo ano para ficar dentro do tom. A afinação de pianos é um ofício artesanal”.

Além da experiência prática, Christtiano também mergulhou no mundo da música ao realizar uma imersão em uma fábrica de pianos. Essa experiência não apenas aprimorou suas habilidades mas também aprofundou seu entendimento sobre o instrumento, transformando seu trabalho em uma arte que vai além do simples ajuste de cordas e martelos.

“No Brasil não temos curso, não tem faculdade na área. A ideia da afinação é ouvido, aprender as técnicas, saber ouvir e o que tratar para afinar um piano. Eu tinha isso em casa, mas eu passei três meses morando dentro de uma fábrica em São Paulo. A fábrica de pianos Fritz Dobbert é a única aberta daqui até os Estados Unidos. Ali fui aprendendo como construir o piano do zero, da madeira até o produto final. Com isso aprendi a ideia de manutenção mecânica, regulagens, reparos, trocas e confecção de cordas. A afinação é uma atividade delicada, entre as teclas e os ouvidos treinados do afinador”, explica.

Especialistas recomendam que os pianos devem ser afinados pelo menos uma vez por ano para manter o som agradável. Para Cristiano, a afinação é mais do que uma tarefa profissional, é uma vocação, uma paixão que o leva a buscar a perfeição a cada nota. 

Residente em Florianópolis, Christtiano Bartosiak esteve em Caçador afinando diversos pianos e  um dos locais em que esteve foi na Associação dos Amigos da Música. O maestro Patrick Cavalheiro explica que o piano sozinho é uma orquestra completa. “Nem sempre a gente consegue reunir a orquestra completa para fazer uma passagem da música. Então costumamos falar que o piano é uma orquestra completa, porque ali é tocado todos os instrumentos em um único instrumento. Os pianos devem estar em dia, como a mecânica de um carro. Então fazendo essa analogia, essa comparação, o piano é a mesma situação Para um instrumentista que vai tocar o piano, se estiver enroscando alguma tecla ou com o som desafinado, isso irá influenciar na performance. Então por isso é muito importante que esteja em dia a afinação e a conservação de instrumento”. 

Christtiano declara que esse trabalho e a história do piano representa a história de sua família. “Me lembro desde criança, lá com 7, 8 anos de idade abrindo a apresentação para a escola de música da minha mãe. Então, tudo na minha vida foi baseado sobre piano. Posso dizer que tudo que eu tenho foi por causa do piano”. 

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Oito envolvidos na morte de PM em Tangará são condenados

Terminou na noite desta quarta-feira (30) o julgamento dos...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol entre nuvens

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Macieira promove passeio de conscientização quanto ao câncer de mama

No dia 29 de outubro de 2024 a Secretaria...

Programa 5S é implantado na Secretaria de Educação de Videira

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, iniciou a...

São Paulo, Flamengo e Corinthians entre as bases mais eficientes do mundo

O CIES Football Observatory, um instituto acadêmico suíço especializado...

Mais Lidas da semana

Empresário de Fraiburgo, Cristiano Augusto Weber, morre aos 30 anos

Cristiano Augusto Weber, de 30 anos, foi encontrado por...

Em clima de tensão começa o julgamento pela morte de policial em Tangará

O julgamento dos oito acusados pela morte do policial...

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos no Oeste de SC

Uma mulher de 29 anos foi assassinada a facadas...

Jurada passa mal e julgamento é suspenso em Tangará

O júri popular dos acusados de matar o policial...

Van escolar com 10 crianças sofre grave acidente em Salto Veloso

Uma van escolar, transportando 10 crianças, se envolveu em...

Outros Tópicos Interessantes