Concerto Alma Brasileira marca o encerramento do Projeto Prelúdio

Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Sinfônica de Caçador, da AMIMU, encantou a plateia com um repertório que uniu o erudito ao popular

No último domingo, 1º de dezembro, o Teatro da Uniarp em Caçador foi palco do encerramento do projeto Prelúdio em 2024, com o concerto “Alma Brasileira”. O projeto foi realizado pelo Ministério da Cultura com o apoio da Associação dos Amigos da Música (AMIMU). A apresentação final coroou uma temporada marcada pelo sucesso de público, consolidando o projeto como uma referência na valorização da música sinfônica e na celebração da rica produção artística de compositores brasileiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Sinfônica de Caçador, da AMIMU, encantou a plateia com um repertório que uniu o erudito ao popular, explorando a essência da identidade cultural brasileira. Em Caçador, o evento teve um significado especial, celebrando os aniversários das empresas Guararapes (40 anos), Viposa (70 anos) e Madeireira Salamoni (80 anos), que são pilares do desenvolvimento regional. Os empresários Moacir Salamoni e Gilberto Seleme prestigiaram o evento e fizeram o uso da palavra antes da apresentação. Ambos reiteraram a relevância cultural das ações desenvolvidas pela entidade, a exemplo do concerto “Alma Brasileira”.

Publicidade

Antes de chegar ao palco da Uniarp no último domingo, o concerto encantou o público no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, no dia 26 de novembro com lotação máxima.

Veja também

Uniarp e Hospital Maice recebem o Certificado de Responsabilidade Social 2024

Festival de Capoeira reúne mais de 200 praticantes

Mais de 650 alunos são formados no PROERD, em Caçador

“Alma Brasileira é mais do que um concerto, é uma experiência cultural profunda. Nosso objetivo foi tocar os corações das pessoas e despertar o orgulho pela riqueza da música sinfônica brasileira”, destaca o maestro Patrick Cavalheiro. E o resultado foi justamente esse: emoção, conexão e um público mais próximo das suas raízes culturais.

Mais de 6,5 mil pessoas prestigiaram a temporada

O Projeto Prelúdio, que compreendeu quatro programas de concertos duplos ao longo do ano de 2024 (Prelúdios e Aberturas, Sinfonias, Grandes Clássicos e Alma Brasileira), superou todas as expectativas da organização. Inicialmente previsto para atender 2.800 pessoas, o projeto alcançou um total de 6.507 espectadores, um crescimento expressivo de 132,39% em relação à meta inicial.

Além dos concertos, o projeto promoveu quatro palestras, que reuniram 280 participantes, em sua maioria estudantes e professores de escolas públicas. Ensaios abertos e ações de divulgação também contribuíram para democratizar o acesso à música sinfônica, ampliando seu alcance e impacto cultural.

O projeto Prelúdio foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Adami S/A, Móveis Rotta, Madeiras Salamoni, Guararapes, Blubrasil, Frameport, Dupla Química e Fischer Frutas. Instituições como AMIMU, Uniarp, Reunidas, Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina também foram fundamentais com seus apoios, além da promoção do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Ascom Amimu

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Aprovado Plano Nacional de Educação com sete emendas de Cobalchini

O Senado Federal aprovou o novo Plano Nacional de...

Sexta-feira segue com frio pela manhã e tempo firme

A sexta-feira (10) será marcada pela influência de uma...

Polícia Militar Ambiental investiga suposto avistamento de onça-pintada no Oeste

A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou nesta semana que...

Filme sobre Bolsonaro ganha pôster e estreia definida

O longa-metragem Dark Horse (“Azarão”, em tradução livre), que...

Trecho entre ruas será interditado para pavimentação em Caçador

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Santa Catarina alcança recorde nas exportações de carnes no primeiro trimestre de 2026

Santa Catarina alcançou resultados históricos nas exportações de carnes...

Confira a lista dos aprovados para o Fecavi 2026

O Festival da Canção de Videira (FECAVI) está chegando...

Caçador sedia jogos da Liga SC de Handebol neste sábado

Vai começar neste sábado, dia 11 de abril, a...