Música

Concerto Alma Brasileira marca o encerramento do Projeto Prelúdio

No último domingo, 1º de dezembro, o Teatro da Uniarp em Caçador foi palco do encerramento do projeto Prelúdio em 2024, com o concerto “Alma Brasileira”. O projeto foi realizado pelo Ministério da Cultura com o apoio da Associação dos Amigos da Música (AMIMU). A apresentação final coroou uma temporada marcada pelo sucesso de público, consolidando o projeto como uma referência na valorização da música sinfônica e na celebração da rica produção artística de compositores brasileiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Sob a regência do maestro Patrick Cavalheiro, a Orquestra Sinfônica de Caçador, da AMIMU, encantou a plateia com um repertório que uniu o erudito ao popular, explorando a essência da identidade cultural brasileira. Em Caçador, o evento teve um significado especial, celebrando os aniversários das empresas Guararapes (40 anos), Viposa (70 anos) e Madeireira Salamoni (80 anos), que são pilares do desenvolvimento regional. Os empresários Moacir Salamoni e Gilberto Seleme prestigiaram o evento e fizeram o uso da palavra antes da apresentação. Ambos reiteraram a relevância cultural das ações desenvolvidas pela entidade, a exemplo do concerto “Alma Brasileira”.

Antes de chegar ao palco da Uniarp no último domingo, o concerto encantou o público no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, no dia 26 de novembro com lotação máxima.

Veja também

Uniarp e Hospital Maice recebem o Certificado de Responsabilidade Social 2024

Festival de Capoeira reúne mais de 200 praticantes

Mais de 650 alunos são formados no PROERD, em Caçador

“Alma Brasileira é mais do que um concerto, é uma experiência cultural profunda. Nosso objetivo foi tocar os corações das pessoas e despertar o orgulho pela riqueza da música sinfônica brasileira”, destaca o maestro Patrick Cavalheiro. E o resultado foi justamente esse: emoção, conexão e um público mais próximo das suas raízes culturais.

Mais de 6,5 mil pessoas prestigiaram a temporada

O Projeto Prelúdio, que compreendeu quatro programas de concertos duplos ao longo do ano de 2024 (Prelúdios e Aberturas, Sinfonias, Grandes Clássicos e Alma Brasileira), superou todas as expectativas da organização. Inicialmente previsto para atender 2.800 pessoas, o projeto alcançou um total de 6.507 espectadores, um crescimento expressivo de 132,39% em relação à meta inicial.

Além dos concertos, o projeto promoveu quatro palestras, que reuniram 280 participantes, em sua maioria estudantes e professores de escolas públicas. Ensaios abertos e ações de divulgação também contribuíram para democratizar o acesso à música sinfônica, ampliando seu alcance e impacto cultural.

O projeto Prelúdio foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Adami S/A, Móveis Rotta, Madeiras Salamoni, Guararapes, Blubrasil, Frameport, Dupla Química e Fischer Frutas. Instituições como AMIMU, Uniarp, Reunidas, Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina também foram fundamentais com seus apoios, além da promoção do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (05), demonstra que a massa de ar…

6 horas ago

Homem é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio em Caçador

Um homem de 32 anos foi condenado pelo Tribunal do Júri da comarca de Caçador…

7 horas ago

Tangará prepara ações de infraestrutura para o turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará desenvolve ações que foram apresentadas ao…

7 horas ago

Mãe faz faculdade após os 40 anos para desvendar o autismo do filho

Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que…

7 horas ago

Campanha contra a gripe em Videira inicia na segunda-feira (07)

A partir de segunda-feira, dia 7 de abril, Videira dará início à Campanha Nacional de…

8 horas ago

This website uses cookies.