Wagner Moura é o grande vencedor da categoria Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026 por sua atuação em “O Agente Secreto”. O ator se tornou o primeiro brasileiro da história a conquistar o prêmio nesta categoria.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O anúncio foi feito neste domingo (11), durante a 83ª edição do Globo de Ouro, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Moura disputava o troféu com nomes de peso do cinema internacional: Joel Edgerton, por “Sonhos de Trem”; Oscar Isaac, por “Frankenstein”; Dwayne Johnson, por “Coração de Lutador: The Smashing Machine”; Michael B. Jordan, por “Pecadores”; e Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”.
A estatueta foi entregue pelos atores Colman Domingo e Diane Lane. Antes mesmo da cerimônia, Wagner Moura já figurava como favorito ao prêmio, segundo a revista norte-americana Vanity Fair. De acordo com a publicação, o perfil cada vez mais diverso e internacional dos votantes do Globo de Ouro pode ter contribuído para a vitória do brasileiro. Outro fator citado foi o fato de alguns concorrentes relevantes, como Timothée Chalamet, terem sido alocados na categoria de Melhor Ator em Filme de Comédia.
“O Agente Secreto”
Além do prêmio individual, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, também foi destaque na premiação ao vencer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ambientado no Brasil de 1977, o longa acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura. Aos 40 anos, ele é professor de tecnologia e tenta fugir de um passado violento e misterioso. Em busca de recomeço, deixa São Paulo e se muda para Recife.
O filme está entre os pré-indicados ao Oscar 2026 nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco, conforme divulgado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A lista completa dos indicados ao Oscar será anunciada em 22 de janeiro.

