Epagri 30 Anos: Estação Experimental de Videira

A Estação Experimental da Epagri de Videira tem 85 anos dedicados à pesquisa com frutas de caroço, uva e seus derivados, além da apicultura.

Santa Catarina é referência em pesquisa e extensão rural por meio da Epagri. E esses 30 anos de caminhada, de inovações e estratégias, refletem na força do agronegócio catarinense, principalmente quando falamos de qualidade de vida no meio rural e pesqueiro. Uma história de sucesso, que começou lá em 20 de novembro de 1991, resultado da fusão de uma série de instituições que atuavam na pesquisa e extensão rural no estado. E a partir de agora, você vai conhecer um pouquinho do trabalho realizado na estação experimental da Epagri de Videira. A cidade comporta um dos treze centros que trabalham com pesquisa no estado. Ou seja, além dos 30 anos da Epagri, Videira também comemorou 85 anos de estação experimental, lembra André Luiz Kulkamp de Souza, Gerente da Estação Experimental da Epagri de Videira.

Um dos pilares da empresa é justamente a inovação na pesquisa agropecuária. São pesquisas, experimentos para consolidar ainda mais as cadeias produtivas dentro do estado. Ao longo dos 80 anos da estação experimental e dos 30 anos da Epagri, muitas tecnologias foram desenvolvidas, novas variedades de plantas surgiram, sem contar as novas técnicas de manejo. E uma das contribuições da Estação Experimental de Videira está no melhoramento genético dos cultivares. E a ameixa é uma delas, explica o pesquisador Marco Antônio Dalbó.

E a criação de novas variedades se dá através do cruzamento de cultivares, para reunir características que são desejáveis. Ou seja, que tenham resistência a pragas, doenças, e que sejam de boa qualidade. E o trabalho da Epagri está do início ao fim, desde o desenvolvimento de uma nova variedade até a evolução do cultivar no campo. É um processo que leva tempo até chegar ao produtor rural. São diversas variedades de frutas de caroço, com maior qualidade e melhor produtividade. Outro exemplo é o pêssego. A estação experimental também analisa materiais de outras instituições, como da Embrapa, por exemplo.

Outra preocupação da empresa é melhorar a eficiência e a redução de custos para os produtores de frutas de caroço. A estação de Videira também realiza pesquisas com fitosanidade, pragas e doenças para apresentar alternativas direto ao produtor. São 140 hectares onde estão instalados vinhedos e pomares. E não dá pra esquecer da vitivinicultura. Conforme o pesquisador Alexandre Menezes, uma das linhas de pesquisa da estação é sobre os sistemas de condução dos vinhedos.

E existem muitas variedades de uvas. Tanto para vinhos, sucos, espumantes, como também para consumo in natura. E um dos carros-chefes da estação experimental é a variedade pivi, com uvas resistentes a doenças. E tem muito experimento conduzido por produtores. Afinal, a Epagri desenvolve conhecimento para transferir direto ao produtor. Inclusive, os vinhos de altitude passaram a ser estudados a partir de uma demanda observada pela Estação Experimental de Videira, destaca o pesquisador em enologia Vinicius Caliari. Aliás, a estação de Videira foi a percursora do sul do Brasil em vinificação e espumantização em pequenas escalas.

E o acesso aos produtores é facilitado. Seja avaliando os produtos até as capacitações geradas para a comunidade.  A estrutura atende desde a parte de produção de suco até o método clássico do espumante, o Champenoise, onde o vinho passa por duas fermentações: a primeira em um tanque, que pode ser de concreto, aço inoxidável ou madeira.  E após a primeira fermentação, chamado de ‘vinho base’ é engarrafado e passa por uma segunda fermentação, explica Caliari.

Outro grande trabalho desenvolvido pela Epagri está na Apicultura. Conforme a pesquisadora Tânia Patrícia Schafaschek, eles desenvolvem pesquisas em três vertentes: a seleção de abelha rainhas para alto comportamento higiênico, alta produtividade de mel e baixa infestação de varroa, pastagem apícola, além da utilização de abelhas para a polinização.

O Estado de Santa Catarina é um dos principais produtores de mel, com aproximadamente dez mil apicultores envolvidos na atividade. E com esse trabalho de seleção, de pesquisa feita pela Epagri, representa no final, maior rendimento. E É fato que a Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina é importantíssima para o estado, se tornando referência nacional e internacional, com o propósito de gerar cada vez mais inovação sustentável, destaca Kulkamp.

Parabéns Epagri pelos seus 30 anos, e claro, parabéns a estação experimental de videira, que vem fazendo um trabalho de ponta, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.

SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE PRISCILA POLLON:

CETREVI

As próximas reportagens vamos conhecer o CETREVI, Centro de Treinamentos da Epagri de Videira e o Museu Entomológico de Caçador.

Aproveita para enviar a sua mensagem, o seu depoimento sobre a importância da Epagri na sua propriedade, para o seu negócio. O WhatsApp do RBV Agro é o (49) 99129-4258.

Veja também: Epagri 30 Anos: A função da Gerência Regional

Epagri 30 Anos: Produtores enaltecem o trabalho da extensão rural

Epagri 30 Anos: Estação Experimental de Caçador


Receba diariamente em seu smartphone notícias do Meio Oeste de Santa Catarina, do estado, do Brasil e do mundo. O WhatsApp do RBV Notícias é (49) 99129-4258.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE NOTÍCIAS DO RBV

Assim, com o RBV Notícias você fica sabendo das informações em destaque nas cidades de Caçador, Videira, Tangará, Capinzal e de quase 50 municípios em toda a região do Alto Vale do Rio do Peixe.

O RBV Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira pelas Rádios Barriga Verde, Tangará, Videira, Vitória, Rádio V e Caçanjurê. Também transmitimos ao vivo em vídeo pelo canal no YouTube e página no Facebook. Siga o RBV Notícias no Instagram @rbv.noticias. Ou então, para mais informações continue navegando pelo Portal RBV.

Foto: RBV Notícias/Epagri

Fonte: RBV Notícias

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias