As Regionais de Educação de Santa Catarina promoveram entre o domingo e a segunda-feira, dias 3 e 4 de dezembro, as eleições para os novos diretores das escolas estaduais para a gestão 2024/27. Na regional de Caçador foram 15 instituições de ensino envolvidas, sendo que oito escolheram seus novos gestores e sete não atingiram o coro eleitoral.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Tinham direito a voto os alunos matriculados e com frequência, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, todos os pais mesmo com filhos estudando abaixo do 6º ano, além de colaboradores (professores e demais servidores), menos os terceirizados.
A membro da Comissão Regional Eleitoral, Marcele Guzela, explica que a eleição é válida se a escola atingir o coro de 50% em cada um dos três segmentos votantes, ou seja, alunos, pais e colaboradores. O segmento de pais ficou abaixo deste índice nestas setes escolas que não tiveram as eleições validadas, e para Marcele isso é uma questão cultural que pode ser avaliada.
Veja também
Cobalchini quer ampliação do bolsa poupança do ensino médio
Cidade da Criança: Prefeitura antecipa reabertura devido à previsão de chuvas
Rodovia SC-135 está liberada para o trânsito
“Existe uma movimentação para que este índice baixe para 30% de participação do segmento de pais para validar as eleições, mas por enquanto isso não é oficial e é preciso se basear no que preconiza o edital. Sendo assim, ficamos com setes escolas estaduais que terão seus diretores escolhidos por indicação política”, explica.
Mesmo assim a Regional de Educação de Caçador teve em 13 escolas a participação de 30% dos pais durante a votação, o que para Marcele é positivo. “É a terça parte da comunidade de pais, ou seja, se estivesse valendo a proposta de 30% teríamos diretores eleitos em 13 unidades. Então avaliamos sim como positiva a participação geral da comunidade escolar na região”, comenta.
As escolas que não tiveram validadas as eleições para direção foram Ceja, Wanda Krieger Gomes, Irmão Léo, Dom Orlando Dotti e Domingos da Costa Franco, todas em Caçador, e ainda duas de Lebon Régis, sendo Escola Santa Terezinha e Frei Caneca.
Confira os diretores eleitos na regional
Escola Paulo Schieffler – Paula Tessaro
Escola Thomaz Padilha – Cleber Anderson de Mattos
Escola João Santo Damo – Elza Alves Proença Maffioletti
Escola Graciosa Copetti Pereira – Priscila Nelita Gomes Ribeiro
Calmon
Escola Calmon – Marcelo De Wergenes
Matos Costa
Escola Dom Daniel Hostin – Mariana Budin
Rio das Antas
Escola Santos Anjos – Silvia Barzotto de Oliveira
Timbó Grande
Escola Machado de Assis – Márcia de Souza Maguerroski