Fonte: Divulgação
A partir de hoje, terça-feira (01) até a terça-feira (08), 48 horas após o encerramento da eleição, os eleitores não poderão ser presos ou detidos em virtude das eleições municipais de 2024, que acontecerão no próximo domingo, 6 de outubro. Esta medida, prevista no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), estabelece algumas exceções, como prisões em flagrante delito, por sentença condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Caso um eleitor seja detido durante esse período, ele deve ser imediatamente levado à presença do juiz competente, que avaliará a legalidade da prisão.
Se a detenção não se enquadrar nas situações excepcionais, a prisão deverá ser relaxada.
Veja também
TRE-SC oferece transporte gratuito para eleitores
Santa Catarina não terá lei seca nas eleições de 2024
Além disso, mesários e candidatos também estão protegidos de detenções, salvo em flagrante, durante os 15 dias que antecedem a eleição, a regra entrou em vigor no dia 21 de setembro.
O Código de Processo Penal define flagrante como a situação em que uma pessoa é surpreendida cometendo um crime, ou é perseguida logo após o ato, ou ainda é encontrada com provas do delito.
Sentenças condenatórias, por sua vez, são decisões de juízes que impõem penalidades e podem ser recorríveis. Crimes considerados inafiançáveis incluem racismo, tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos.
O salvo-conduto é uma proteção que garante aos eleitores a liberdade de votar.
Aqueles que enfrentarem violência moral ou física visando coagi-los a não votar podem solicitar essa garantia, emitida por juízes eleitorais ou presidentes de mesas de votação.
O descumprimento do salvo-conduto pode resultar em prisão de até cinco dias, mesmo sem flagrante.
Para municípios que realizarem segundo turno, programado para 27 de outubro, a mesma proteção se aplicará entre 22 e 29 de outubro.
A Constituição e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter essa etapa, se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta na primeira votação.
Nas eleições de 2024, o Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, com a disputa para prefeitos e vice-prefeitos em 5.569 municípios, além de 58.444 vagas para vereadores.
Nossas Redes Sociais
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
Na manhã deste sábado (18), uma guarnição dos Bombeiros Militares de Santa Cecília foi acionada…
This website uses cookies.