Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce

Mesmo pequena, parcela da população menor de 18 anos de eleitores aptos a votar em 2024 se mostra expressiva e importante

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce, é o que mostram os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Os números mostram que, se comparados com as eleições de 2020, o aumento foi de 78%, totalizando assim 1 milhão de jovens. Em Santa Catarina, o crescimento foi ainda mais expressivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conforme os números do Tribunal Regional Eleitoral, o Estado possui hoje mais de 40 mil jovens na faixa etária de 16 a 17 anos, aptos a votar em 2024. Em Santa Catarina, o aumento foi de 82,5% em comparação com o último pleito.

Publicidade

Veja também

Deolane Bezerra é presa por lavagem de dinheiro e jogos ilegais

GAECO e GEAC deflagram a operação “CITRUS” em Caçador e Calmon

Nos 15 municípios pertencentes à Amarp, atualmente, conforme o TRE – SC, são 169.172 catarinenses aptos a votar no próximo dia 6 de outubro. Entre eles, 1.552 têm entre 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce; assista

Entre as cidades com o maior número de eleitores, Caçador se destaca. O município mais populoso da Amarp tem atualmente 320 eleitores menores de 18 anos. Um dado que chama atenção é a diferença no número de eleitores menores de 18 anos em Videira em comparação com cidades menores.

Videira, com 39.255 eleitores, tem 174 jovens entre 16 e 17 anos, enquanto Fraiburgo, com 26.426 eleitores, tem 226. Em Lebon Régis, que tem 8.729 eleitores, o número de jovens é igual ao de Videira, com 174 eleitores.

Menores de 18 anos aptos a votar nas municipais cresce
Foto: Montagem Portal RBV

Para Mario Volpi, chefe de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef, a presença dos jovens nas eleições é a mais importante. Em entrevista à rádio EBC ele afirmou que o jovens tem papel importante em inúmeras políticas públicas. 

“São eles que estão ali na sala de aula, que frequentam os centro de saúde e podem nos ajudar a avaliar. Então, essa vivência concreta deles nos traz essa opinião mais crítica e criativa em relação ao que o país deve fazer para garantir direitos, tanto das crianças quanto de adolescentes e jovens”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV com informações de Rádio EBC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem condenado por estupro é preso em Caçador

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e...

Falta de limpeza em terrenos baldios gera cobrança na Câmara de Caçador

A situação dos terrenos baldios tomados pelo mato em...

Risco de temporais aumenta nesta sexta-feira em Santa Catarina

A sexta-feira (13) inicia com predomínio de tempo estável...

Secretário de município em GO atira em filhos e se mata em seguida

Uma tragédia chocou o município de Itumbiara, em Goiás,...

Mais Lidas da semana

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Caçadorense é vice-campeã estadual em prêmio de educação inovadora

A caçadorense Daiane Xumadelo conquistou o segundo lugar na...

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes