Mulheres são menos de 35% dos nomes para o legislativo na Amarp é o que mostram os números divulgados pela plataforma DivulgaCand do TSE. Conforme o levantamento realizado pelo jornalismo da RBV Rádios, dos 904 candidatos às câmaras de vereadores da Amarp, apenas 315 são mulheres. Em comparação aos 34,85 do público feminino presente, 589 nomes na disputa são homens.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os números observados na região da Amarp refletem a mesma situação vivenciada em Santa Catarina, que possui 34% de candidatas mulheres. Em comparação, em todo o Estado, 52% do eleitorado é do público feminino. Tanto estadualmente, quanto regionalmente, a porcentagem, mesmo que pequena, ainda encontra dentro da norma estipulada pelo TSE. A justiça eleitoral define que, ao mínimo, 30% das candidaturas ao legislativo devem ser destinadas e preenchidas por mulheres. Para muitos especialistas, os números ainda são aquém do esperado.
Mulheres são menos de 35% dos nomes para o legislativo; assista
Veja também
Tangará tem 46 candidatos a vereador, confira quem são
Conheça os candidatos nas eleições 2024 em Videira
Caçador tem 131 candidatos a vereador, confira quem são
Mulheres na disputa pelo legislativo na Amarp
As três cidades com o maior número de candidatas a uma vaga na câmara de vereadores são: Caçador, com 46 nomes na disputa, Fraiburgo, com 35 candidatas e Lebon Régis, com 34. Do outro lado, Videira, Fraiburgo e Caçador são as cidades com a maior disparidade entre mulheres e homens candidatos.
A Capital da Uva, em Santa Catarina, possui uma diferença de 50 nomes a mais para os homens. Fraiburgo, considerada a Terra da Maçã, tem uma desigualdade de 43 vagas. Já Caçador, a cidade mais populosa da Amarp, a diferença é de 39 candidatos.
Se observados os números das 15 cidades da Amarp, Ibiam, Arroio Trinta e Salto Veloso, são as cidades que apresentam a menor diferença entre o número de candidatos homens e mulheres. A primeira, Ibiam, a diferença é de apenas 1 candidatura. Em Arroio Trinta é de 2 e em Salto Veloso a diferença fica em apenas 4 nomes da disputa.
13,16% das candidaturas ao executivo na Amarp são compostas por mulheres
Na disputa pelo executivo das 15 prefeituras na Amarp, são 38 nomes concorrendo. Destes, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, 5 são mulheres disputando o cargo de prefeita. Já na composição, tendo o nome na disputa como candidata a vice-prefeita, são 6 mulheres na Amarp.
Entre as 15 cidades, um município chama a atenção. Matos Costa, chão que um dia recebeu conflitos do Contestado, possui 2.761 habitantes, segundo dados do IBGE. A cidade é a única da Amarp a possuir uma chapa na disputa pelo executivo, composta inteiramente por mulheres.