Das 20 capitais brasileiras onde prefeitos tentaram a reeleição, 16 conseguiram conquistar um segundo mandato nas Eleições de 2024. Desses, dez prefeitos foram reeleitos no primeiro turno, enquanto seis garantiram a vitória no segundo turno, realizado neste domingo (27). Com isso, a reeleição ocorreu em 61,54% das capitais, totalizando 16 das 26 prefeituras.
Quatro prefeitos que tentaram a reeleição não conseguiram se eleger no primeiro turno: Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém, José Sarto (PDT) em Fortaleza, Dr. Pessoa (PRD) em Teresina e Rogério (Solidariedade) em Goiânia.
Lista dos prefeitos reeleitos nas Capitais:
- Eduardo Paes (PSD) – Rio de Janeiro
 - Eduardo Braide (PSD) – São Luís
 - Lorenzo Pazolini (Republicanos) – Vitória
 - João Campos (PSB) – Recife
 - Bruno Reis (União) – Salvador
 - Dr. Furlan (MDB) – Macapá
 - JHC (PL) – Maceió
 - Tião Bocalom (PL) – Rio Branco
 - Arthur Henrique (MDB) – Boa Vista
 - Topázio Neto (PSD) – Florianópolis
 - Ricardo Nunes (MDB) – São Paulo
 - Adriane Lopes (PP) – Campo Grande
 - David Almeida (Avante) – Manaus
 - Sebastião Melo (MDB) – Porto Alegre
 - Fuad Noman (PSD) – Belo Horizonte
 - Cícero Lucena (PP) – João Pessoa
 
Veja também
Ricardo Nunes bate Boulos e é reeleito em São Paulo
Saiba como justificar ausência às Eleições 2024
Maior taxa de reeleição da história
Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destacou que a eleição municipal de 2024 teve a maior taxa de reeleição desde que essa possibilidade foi introduzida em 1997.
Entre os 3.006 candidatos que tentaram a reeleição, 2.444 foram reeleitos no primeiro turno, resultando em uma taxa de sucesso de 80%. Esse número poderia aumentar para 2.474 com as votações do segundo turno.
Em Santa Catarina, 92 prefeitos foram reeleitos no primeiro turno, representando aproximadamente 31,18% das cidades do estado, sem a realização de segundo turno em nenhuma delas.
As maiores cidades, com mais de 200 mil eleitores, tiveram dois prefeitos reeleitos. Em Joinville, Adriano Silva (Novo) conquistou 78,69% dos votos, enquanto Topázio Neto (PSD) foi reeleito em Florianópolis com 58,49%. Blumenau elegeu, pela primeira vez, o candidato Delegado Egídio (PL) com 51,40% dos votos.


                                    




