Ícone do site PortalRBV

Santa Catarina registra 1,2 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições 2024

Eleições: SC registra 1,2 mil denúncias de propaganda irregular

Foto: TSE/SC

Santa Catarina já registrou 1,2 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular desde o início da campanha eleitorais em 2024. Esse número é parte das mais de 37 mil denúncias contabilizadas em todo o Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com mais ocorrências.

No Estado, Blumenau, Florianópolis, Gaspar, Itajaí e Schroeder são as cidades com maior número de queixas no estado. Os dados foram atualizados até as 16h30 da sexta-feira (13).

O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é a principal ferramenta para fazer essas denúncias. O app permite que os cidadãos reportem irregularidades na rua e na internet de forma prática.

Veja também

Sindicatos e MPT lançam aplicativo para denúncias de assédio eleitoral

TSE impõe regras mais rígidas para pesquisa eleitoral em SC

Para usar o Pardal, o denunciante deve preencher informações detalhadas e anexar provas, como fotos ou documentos. O aplicativo orienta sobre o que pode ser denunciado, evitando acusações incorretas.

As denúncias de desinformação são encaminhadas para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), enquanto as relacionadas a crimes eleitorais vão para o Ministério Público Eleitoral.

Veja como funciona o Pardal e como utiliza-lo

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile