Neste domingo (27), mais de 33 milhões de eleitores vão às urnas para decidir as eleições municipais em 51 cidades brasileiras, incluindo 15 capitais e 36 municípios do interior. Em Santa Catarina, é a primeira vez desde 2000 que as três cidades aptas a segundo turno — Joinville, Florianópolis e Blumenau — concluíram as eleições no primeiro turno.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No total, 33.996.477 eleitores estão aptos a votar. Em São Paulo, maior cidade da América Latina, a disputa ocorre entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), apoiado pelo presidente Lula (PT).
A capital paulista concentra 9,3 milhões de eleitores, cerca de um quarto dos eleitores aptos para o segundo turno.
Além de São Paulo, capitais como Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus e Curitiba também estão em disputa.
Veja também
Saiba como justificar ausência às Eleições 2024
Danuza Rodrigues garante R$ 600 mil para Matos Costa
Pela primeira vez, Palmas, capital do Tocantins, terá segundo turno. Já Imperatriz (MA) conta com o menor número de eleitores nesta etapa, com pouco mais de 201 mil.
As disputas entre candidatos apoiados por Bolsonaro e Lula ocorrem nas capitais São Paulo, Fortaleza e Cuiabá. Em Belo Horizonte, a corrida está entre o PL de Bolsonaro e o PSD de Gilberto Kassab.
O PL é o partido com mais candidatos, somando 22 nomes, seguido por PT (13), PSD e MDB (10 cada).
Nossas Redes Sociais