Eleitores têm até esta segunda para solicitar transporte especial para votar

O pedido pode ser feito presencialmente no cartório eleitoral ou por canal não presencial disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até esta segunda-feira (14) para solicitar o transporte especial individual oferecido pela Justiça Eleitoral por meio do programa Seu Voto Importa. A iniciativa também contempla a população de territórios indígenas, comunidades remanescentes de quilombos e demais comunidades tradicionais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O programa foi criado pela Resolução nº 23.753/2026, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de reduzir barreiras e garantir condições de igualdade para que mais pessoas possam exercer o direito ao voto.

Publicidade

Quem pode solicitar

O transporte especial é destinado a eleitoras e eleitores que não tenham meios próprios para chegar ao local de votação. Quando necessário, o serviço poderá garantir o deslocamento de ida e volta entre a residência e o local de votação.

Também poderá ser incluído um acompanhante indicado pelo eleitor quando esse apoio for indispensável para que a pessoa consiga exercer o direito ao voto.

Para eleitores de áreas rurais, o transporte será oferecido dentro do próprio município quando a distância entre a residência na zona rural e o local de votação for de pelo menos dois quilômetros.

Como fazer a solicitação

O pedido pode ser feito pelo próprio eleitor ou por curador, apoiador, procurador ou outra pessoa autorizada nas condições previstas pela Justiça Eleitoral. A solicitação pode ser realizada presencialmente no cartório eleitoral ou por outro canal disponibilizado e divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O pedido pode exigir autodeclaração ou documentação que comprove a deficiência ou dificuldade de locomoção. A Justiça Eleitoral deve disponibilizar pelo menos uma opção não presencial para a solicitação.

Na análise dos pedidos, serão considerados fatores como o grau de limitação funcional, a existência e adequação de transporte público acessível no trajeto e a distância entre a residência e o local de votação.

Serviço não substitui transporte público gratuito

O transporte especial individual oferecido pela Justiça Eleitoral não substitui a obrigação do poder público de garantir transporte coletivo urbano e intermunicipal gratuito nos dias de votação.

Para pessoas de territórios indígenas, comunidades quilombolas e demais comunidades tradicionais, o transporte poderá ser garantido mesmo quando o deslocamento ultrapassar os limites territoriais do município.

Serviço

Prazo para solicitar: segunda-feira (14)
Quem pode solicitar: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de eleitores de comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, conforme as regras estabelecidas
Onde solicitar: cartório eleitoral ou canal não presencial disponibilizado pelo TRE
Objetivo: garantir condições de acesso ao local de votação para quem não possui meios próprios

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações TRE-SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereador questiona falta de transporte gratuito para autistas em Caçador

O vereador André Alves questionou, nesta semana, a falta...

Estojos organizadores de medicamentos auxiliam pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador...

Câmara de Caçador recebe exposição “O Milagre da Vida”

A Câmara Municipal de Caçador recebe, a partir desta...

Videira faz final emocionante e fica com o vice na ExtraLiga

A FME Videira conquistou o vice-campeonato da ExtraLiga de...

Carro arrastado pela correnteza é encontrado em ilha de Joaçaba

Um automóvel que havia sido arrastado pela correnteza durante...

STF julga nesta terça se Alexandre de Moraes será investigado por relação com Daniel Vorcaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (15)...

José Sarney, de 96 anos, é internado com pneumonia

O ex-presidente José Sarney, de 96 anos, foi internado...

Idosa e bombeiro são encaminhados ao hospital após incêndio em Fraiburgo

Um incêndio atingiu uma residência na noite de domingo...