No cotidiano, é comum que as pessoas consumam bebidas em garrafas PET e descartem as tampinhas de forma inadequada, impactando negativamente o meio ambiente. Em 2024, a Unidade de Videira do Senai tomou uma iniciativa diferente e inspiradora: transformar essas tampinhas em brinquedos para crianças carentes, uma ação que une conscientização ambiental e impacto social.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Geovana Brancher, coordenadora da unidade, reforça a importância do projeto: “É fundamental para a conscientização dos alunos, principalmente em relação ao plástico”. Ela ressalta ainda que, em muitas vezes: “[…] ele é visto como o vilão, mas, na verdade, o problema está no descarte incorreto. Nosso objetivo é mostrar que, ao dar o destino certo, ele se torna um recurso valioso.”
Veja também:
Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões
Equipe de transição de Carelli protocola novo pedido de informação
Para a aluna Madalena Lara, o projeto trouxe uma nova perspectiva sobre a reciclagem. “Quando entrei no curso, não esperava participar de um projeto como esse. Antes, via o plástico de outra forma, mas agora vejo o quanto ele pode ser reaproveitado”, afirmou.
“Uma tampinha que poderia parar no oceano se transformou em brinquedo para uma criança”
O professor Edney Andreoni, responsável pelo desenvolvimento do projeto, destacou que a ideia inicial era promover a conscientização dos alunos sobre os danos do plástico quando descartado incorretamente. “No começo, o objetivo era apenas educar os alunos sobre o impacto ambiental do plástico, mas o projeto cresceu e passamos a doar as peças produzidas”, explicou.
A produção dos brinquedos é inteiramente realizada pelos alunos do Senai, desde a reciclagem até a embalagem dos produtos. O professor Kennedy de Oliveira detalhou o processo: “As peças são pequenas e precisam de embalagens específicas. Aqui, desenvolvemos e imprimimos as embalagens. Todo o processo é realizado dentro do Senai, sem materiais externos”.
Além de desenvolver habilidades técnicas, o projeto incentiva a comunidade a participar. “Eu incentivo todo mundo que puder vir aqui no Senai, trazer as tampinhas vai ajudar muito”, conclui Madalena.
Nossas Redes Sociais