STF vai decidir quem julga crimes ambientais no Brasil

Caso de corte de araucária em Catanduvas ganha repercussão geral e pode mudar julgamentos em todo o país

Um caso envolvendo o corte de uma árvore de Araucária no interior de Catanduvas chegou ao Supremo Tribunal Federal – STF e pode redefinir como crimes ambientais são julgados em todo o Brasil. O processo teve a chamada “repercussão geral” reconhecida, o que significa que a decisão da Corte deverá ser aplicada a todos os casos semelhantes no país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O tema central da discussão é definir se crimes ambientais envolvendo espécies nativas ameaçadas de extinção devem ser julgados pela Justiça Federal ou pela Justiça Estadual. Atualmente, há divergências entre tribunais brasileiros, o que levou o STF a suspender todos os processos relacionados ao tema até uma decisão definitiva.

Publicidade

Em entrevista ao programa RBV Entrevista, os advogados Vigando Neto e Larissa Botan, do escritório Alencar e Martinazzo, explicaram que tanto a defesa quanto o Ministério Público de Santa Catarina defendem que o julgamento seja feito pela Justiça Estadual. Segundo eles, o argumento principal é que o crime ocorreu em âmbito local e, portanto, deve ser analisado por um juiz que conheça a realidade da comunidade.

“A compreensão do contexto regional é fundamental. Um juiz da comarca tem mais proximidade com a realidade local, com a cultura e com o impacto daquele crime ambiental específico”

O caso ganhou relevância nacional justamente por não haver um entendimento consolidado sobre o tema. Embora o STF já tenha decidido, em outro momento, que crimes envolvendo espécies com impacto internacional devem ser julgados pela Justiça Federal, a situação atual é diferente. Neste processo, a discussão envolve uma espécie típica do Sul do Brasil, sem impacto transnacional direto.

Com o reconhecimento da repercussão geral, todos os processos no Brasil que tratam de crimes ambientais semelhantes estão suspensos. A decisão final do STF criará uma diretriz obrigatória para todo o sistema judiciário, garantindo maior segurança jurídica e uniformidade nos julgamentos.

De acordo com os especialistas, independentemente do resultado, a decisão terá impacto imediato. “Hoje há insegurança jurídica, com casos semelhantes sendo julgados de formas diferentes. O STF vai uniformizar esse entendimento”, explicaram.

A expectativa é que o julgamento também influencie diretamente a forma como o meio ambiente é protegido no país. No entanto, os advogados reforçam que a discussão não enfraquece a legislação ambiental. Pelo contrário, pode fortalecer a aplicação da lei ao considerar as particularidades de cada região.

Outro ponto destacado é que o caso, originado no interior de Santa Catarina, demonstra como processos locais podem alcançar impacto nacional. “É uma situação que mostra que uma discussão regional pode chegar ao STF e influenciar todo o Brasil”, ressaltaram.

Ainda não há data definida para o julgamento, mas a decisão é aguardada com grande expectativa por juristas, ambientalistas e operadores do direito, já que deverá estabelecer um novo marco na definição de competências em crimes ambientais no país.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

“Pix do BRICS” avança para desafiar o domínio global do dólar

O sistema financeiro global, moldado desde a Conferência de...

Médico de Videira é homenageado por participação em podcast de saúde do CRM-SC

O médico Carlos Winck, de Videira, recebeu uma homenagem...

Entre a fé e o perigo: a realidade da Páscoa no mundo

A Páscoa é considerada uma das datas mais importantes...

Capotamento deixa três feridos na madrugada em Videira

Um capotamento registrado na madrugada desta sexta-feira (03), por...

Sexta-feira com risco de chuva isolada antes de melhora no tempo

As instabilidades começam a perder força em Santa Catarina...

Caçador abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...