Aprovado projeto que permite internação involuntária de moradores de rua

A proposta segue agora para análise da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, antes da votação final em plenário

A Comissão de Saúde da Alesc aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei 85/2022, de autoria do deputado Ivan Naatz  (PL), que cria o  Programa Estadual Saúde Mental e sem Dependência Química. A proposta  trata da internação terapêutica e, involuntária, se for o caso, das pessoas com transtornos mentais e/ou dependência química, principalmente em situação de rua.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O projeto estabelece ainda direitos, como o acesso ao sistema estadual de saúde e tratamento em ambiente terapêutico; a garantia de sigilo de informações pessoais prestadas e a assistência médica e psicológica a qualquer tempo.

Publicidade

A proposta foi aprovada com emenda substitutiva global, apresentada pelo deputado Maurício Peixer (PL), e com uma subemenda modificativa, proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

São estabelecidas novas diretrizes para a atenção à saúde mental e ao tratamento de dependentes químicos, alinhando-se às normativas federais, como a Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica) e a Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas).”

Quem poderá solicitar a internação?

A matéria aprovada pelo colegiado determina que a internação de caráter humanitário deve proceder ao atendimento integral e especializado multidisciplinar, que oportunize ao paciente o restabelecimento de sua saúde física e mental, a autoestima e o bem-estar.

Veja também

Posse e decisões importantes marcam sessão da Câmara de Videira

Prefeito de Lebon Régis cumpre agenda em Brasília

Nos casos de internação involuntária, o projeto estabelece que o procedimento poderá ser solicitado a pedido de parente de primeiro grau ou de responsável legal, ou, na absoluta falta destes, de servidor público habilitadoda área de saúde, de assistência social, ou segurança pública, que constate a existência de motivos que justifiquem a medida.

A internação involuntária deve ser autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina e comunicada ao Ministério Público e à Defensoria Pública, no prazo de até 72 horas.

Proteção ao direito coletivo da comunidade

Autor da solicitação original, o deputado Ivan Naatz destaca a importância do debate interno para a evolução do projeto e observa que a iniciativa é uma forma de proteção ao direito coletivo da comunidade.

“A sociedade tem que amparar e compreender quem acabou em situação de rua por dificuldades ou mesmo escolheu morar na rua, cujos direitos constitucionais já foram reconhecidos .Mas há também um grande percentual que vive sob os efeitos nocivos do consumo de drogas e geram um problema de saúde e segurança pública que deve merecer  a atenção imediata das autoridades.”

A proposta segue agora para análise da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, antes da votação final em plenário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Agência Alesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Encontro debate o poder das mulheres na liderança pública

O Teatro da UNIARP em Caçador virou o palco...

Prisão preventiva em Monte Carlo por crime de estupro de vulnerável

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Família pede ajuda para cirurgia de endometriose

Uma família do bairro Martello em Caçador está mobilizando...

Videira implanta sistema digital para gestão de recursos repassados a entidades

A Prefeitura de Videira deu um passo significativo rumo...

Regulamento do 3º Concurso do Chimarrão da Rádio Videira

INTRODUÇÃOArtigo 1º. A Rádio Videira, emissora integrante do grupo RBV Rádios,...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...