Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Céu de Santa Catarina é iluminado por mais de 800 meteoros

O ápice ocorreu na madrugada de quinta-feira (31), com taxa estimada entre 15 e 25 meteoros por hora

O pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul proporcionou um espetáculo noturno inesquecível em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 800 meteoros foram observados entre a noite de terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30). Esse fenômeno coincidiu com a presença da chuva Alpha Capricornídeas, ampliando ainda mais a visibilidade no céu.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Cinco câmeras instaladas em estações astronômicas de Monte Castelo capturaram imagens detalhadas dessa intensa atividade celeste.

Publicidade

Conforme divulgou a página “Meteoros Monte Castelo”, a maior parte dos rastros visuais pertence à Delta Aquáridas do Sul, considerada uma das melhores chuvas de meteoros para observação no Brasil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu um alerta sobre os fenômenos astronômicos ainda na segunda-feira (28), reforçando sua importância para a ciência e até para a proteção de satélites.

O ápice da Delta Aquáridas ocorreu na madrugada de quinta-feira (31), com taxa estimada entre 15 e 25 meteoros por hora. Essa chuva deverá continuar até o dia 23 de agosto, estendendo o período de observação.

Além disso, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeas atingiu seu auge na mesma madrugada de quinta-feira, contribuindo para o ritmo constante de meteoros visíveis, especialmente em áreas com céu limpo e baixa poluição luminosa.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil/ Meteoros Monte Castelo SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Humorista Cris Pereira é condenado a 18 anos por estupro

O humorista Cristiano Pereira da Silva, conhecido como Cris...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no sábado e chuva domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

ETA de Caçador recebe mais de mil visitantes em 2025

Desvendar como é tratada a água que abastece mais...

Prefeitura promove Rua de Lazer no bairro dos Municípios

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no sábado e chuva domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Corpo de Lusiane Borges é localizado em rio em Santa Cecília

Pescadores localizaram no final da tarde deste sábado, 21,...

Morre o professor Mário Bandiera, referência da educação superior em Caçador

Faleceu neste sábado, 20, o professor Mário Bandiera, um...

Ponte da SC-135 em Rio das Antas tem 65% da obra concluída

O Governo de Santa Catarina avança na recuperação da...

Outros Tópicos Interessantes