O pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul proporcionou um espetáculo noturno inesquecível em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 800 meteoros foram observados entre a noite de terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30). Esse fenômeno coincidiu com a presença da chuva Alpha Capricornídeas, ampliando ainda mais a visibilidade no céu.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Cinco câmeras instaladas em estações astronômicas de Monte Castelo capturaram imagens detalhadas dessa intensa atividade celeste.
Conforme divulgou a página “Meteoros Monte Castelo”, a maior parte dos rastros visuais pertence à Delta Aquáridas do Sul, considerada uma das melhores chuvas de meteoros para observação no Brasil.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu um alerta sobre os fenômenos astronômicos ainda na segunda-feira (28), reforçando sua importância para a ciência e até para a proteção de satélites.
Veja também
Fundação de Esportes realiza doação de alimentos a hospital de Videira
Gasolina comum agora tem 30% de etanol e pode baixar preço no posto
O ápice da Delta Aquáridas ocorreu na madrugada de quinta-feira (31), com taxa estimada entre 15 e 25 meteoros por hora. Essa chuva deverá continuar até o dia 23 de agosto, estendendo o período de observação.
Além disso, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeas atingiu seu auge na mesma madrugada de quinta-feira, contribuindo para o ritmo constante de meteoros visíveis, especialmente em áreas com céu limpo e baixa poluição luminosa.