Rádios RBV

Chacina de Saudades: jovem que matou 5 pessoas em creche vai a júri nesta quarta

Réu está preso desde 4 de maio de 2021, quando houve o ataque que deixou três crianças menores de 2 anos e duas educadoras mortas

Fonte:
G1

O jovem acusado de matar três crianças e duas professoras em uma creche em Saudades, no Oeste catarinense, em maio de 2021, começa a ser julgado nesta quarta-feira (09). O homem também responde por 14 tentativas de homicídio.

A chacina foi cometida na manhã do dia 4 de maio de 2021 em Saudades, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes. O jovem, que tinha 18 anos na época, invadiu a Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela com uma adaga e deu golpes em várias pessoas que estavam no pátio e nas salas da unidade. No ataque, morreram duas professoras (Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos; e Mirla Amanda Renner Costa, de 20 anos) e três crianças (Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses; e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses).

Um outro bebê, Henrique Hübler, de 1 ano e 8 meses, levou vários golpes no rosto e chegou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. Após o ataque, o autor tentou tirar a própria vida e foi levado em estado grave para um hospital da região, sobrevivendo também. O jovem recebeu alta no dia 12 de maio e, do hospital, foi levado direto para o presídio.

Na época, o delegado responsável pelo caso, Jerônimo Marçal, definiu o autor do massacre como “um rapaz problemático e introspectivo”, que sofria bullying na escola, maltratava animais, passava muito tempo em casa e não gostava de socializar. O delegado também classificou as duas professoras mortas como “heroínas”, já que, após serem atacadas, conseguiram impedir que o jovem chegasse a outras salas.

De acordo com a investigação, o jovem não tinha um “motivo específico” para atacar a escola, mas possuía um “ódio generalizado” e queria descarregá-lo em alguém. A escolha pela creche foi por causa da fragilidade das vítimas. O crime teria sido planejado por 10 meses.

Julgamento

Em outubro de 2022, a Justiça de Santa Catarina determinou que o jovem fosse a júri popular por cinco homicídios consumados e 14 tentados, todos qualificados por motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. O julgamento será na Comarca de Pinhalzinho, cidade vizinha à Saudades.

Os advogados do autor do massacre chegaram a tentar mudar o local do julgamento, já que, segundo a defesa, “Pinhalzinho é município pequeno, em que todos os munícipes se conhecem e todos sabem o que aconteceu, além de que boa parte das pessoas que compõem a lista dos jurados tem a mesma profissão que algumas das vítimas, o que as torna parciais.”

A decisão foi negada por desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que alegaram que o caso teve repercussão internacional e, por isso, “todo mundo sabe o que aconteceu, em todo lugar”. O julgamento está previsto para começar às 8h30 desta quarta-feira (9).

Foto: Divulgação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Comigo-ninguém-pode: 4 fatos que ninguém te conta sobre a planta

Ela é exuberante, imponente e tem um nome que...

Hortelã: por que a sua não cresce e como resolver com um truque simples

A hortelã é aquela planta que parece fácil de...

Frio causa aumento de doenças respiratórias e superlota hospital em Videira

As temperaturas mais baixas registradas nos últimos dias têm...

Fim de semana tem 8 acidentes atendidos pelos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador atendeu oito...

Atletas de Videira são campeões no Judô Estadual em Concórdia

No último sábado, 14 de junho, Videira se destacou...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nova frente fria e instabilidades

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Gasolina em Videira segue sem queda mesmo com redução nas refinarias

O preço médio da gasolina comum nos postos de...

Popularidade em alta: Jorginho Mello tem aprovação de 77% em SC

Uma nova pesquisa de opinião divulgada nesta semana mostra...

Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 40% dos brasileiros

Uma pesquisa recente do Datafolha, divulgada pela Folha de...

Outros Tópicos Interessantes