Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cobra de três metros invade casa em Santa Catarina

Ainda não se sabe como a espécie píton birmanesa foi parar na residência

O ano de 2024 começou com uma visita inusitada para moradores de uma casa do bairro Estrada das Areias, em Indaial. Na manhã desta segunda-feira (1º), eles se depararam com uma cobra de aproximadamente três metros de comprimento, que surgiu no portão da residência e impressionou pelo tamanho e exotismo. Natural da Ásia, a espécie é conhecida como píton-birmanesa e é considerada uma das maiores do mundo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O resgate foi feito pelos bombeiros voluntários da cidade, que foram chamados para capturar o animal. Segundo o comandante Evandro Vinotti, ainda não se sabe de onde surgiu o réptil, mas por não ser do Brasil, há suspeita de que ele tenha fugido de algum cativeiro próximo ao local em que foi encontrado.

Publicidade

O biólogo e herpetólogo Alex Giordano Bergmann confirma a hipótese levantada pelos socorristas. De acordo com ele, a píton ainda pode ter sido solta por uma pessoa que a criava como animal de estimação até perceber que ela estava ficando grande demais. Outra alternativa é que a cobra tenha sido transportada até ali de outro lugar — como em um caminhão, por exemplo — sem que ninguém notasse a presença dela.

Veja também

Ocorrências são registradas na região Meio Oeste

Alex também explica que, por não ser natural do Brasil, o correto é que elas não sejam soltas no meio ambiente, já que podem dizimar a fauna local por serem de grande porte e se alimentarem de outros animais. Assim, podem causar grande prejuízo ao ecossistema, segundo o biólogo.

“Então esses animais que são criados como “pets” sem controle e que acabam fugindo, se começarem a se reproduzir na natureza, podem causar um problema e desequilíbrio muito sério”, ressalta.

De acordo com o Instituto Butantan, a píton-birmanesa (Python bivittatus) é uma espécie não venenosa do sudeste asiático que chama a atenção pelo comprimento de até sete metros. A cobra é considerada uma das maiores do mundo, ao lado da brasileira sucuri e da também asiática píton-reticulada.

Para o biólogo Alex, os moradores de Indaial agiram corretamente ao acionar os bombeiros para resgatar o animal que estava enrolado no portão da casa. Ele reforça que, ao encontrar uma serpente, o ideal é ligar para os socorristas e, se possível, observar a cobra a uma distância segura para não perdê-la de vista até o momento da captura.

Em um vídeo gravado pelo próprio comandante Vinotti enquanto está com a píton nos braços, ele também faz um apelo para que a população respeite esses animais, especialmente as cobras que são nativas do Brasil e ajudam no equilíbrio do ecossistema.

Dona do jardim mais bonito de Blumenau cultiva amor por plantas desde criança: “Terapia”

“Podem chamar o Corpo de Bombeiros e, se possível, nos mandem uma foto para já identificarmos se o animal é peçonhento e sabermos se ele oferece algum risco ou não E aí enviaremos uma equipe para capturar o animal”, comenta Vinotti na gravação.

Ainda segundo o comandante, a cobra foi levada para a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial e deve permanecer no local até que recebam orientações Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
NSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

MDB desembarca do governo Jorginho Mello após ser preterido na pré-campanha

O MDB desembarcou do governo de Jorginho Mello -...

Quarta-feira será de calor intenso e pancadas de chuva isoladas em SC

A quarta-feira (28) será marcada por características típicas de...

Anvisa vota liberação do cultivo de cannabis para fins medicinais no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai votar...

TJ-SC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu,...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Outros Tópicos Interessantes