Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Detentos de SC trocam dias de pena por livros e resenhas

Cerca de 8.500 detentos estão envolvidos nesta iniciativa Despertar pela Leitura

Santa Catarina vem se destacando nacionalmente ao investir em políticas estruturantes no sistema prisional, especialmente na área da educação. O Estado aposta na transformação social dos detentos por meio do conhecimento, utilizando a leitura como ferramenta de ressocialização e prevenção à reincidência criminal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Um dos pilares dessa política pública é o Programa Despertar pela Leitura, que permite a remição de pena a partir da leitura de obras literárias. Além disso, incentiva o desenvolvimento pessoal dos apenados por meio da produção de resenhas, sob orientação de professores da rede estadual.

Publicidade

“O trabalho e estudo dentro das unidades são pilares da nossa política de ressocialização. Estamos investindo em oportunidades reais de mudança,” afirma a secretária Danielle Amorin Silva. A fala ressalta o compromisso do governo estadual com ações que vão além da punição, apostando na reinserção social.

A iniciativa integra o plano da Secretaria de Administração Prisional com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED). O foco é oferecer alternativas reais à criminalidade, promovendo reintegração social com disciplina e oportunidades concretas.

“A remição e o Despertar pela Leitura são uma ferramenta importante para esse processo,” reforça Nestor Machado, coordenador da área de educação no sistema penitenciário.

Participação dos detentos de SC

Atualmente, 34% dos detentos participam do programa Despertar pela Leitura, enquanto outros 16% estão matriculados no ensino regular. No total, mais de 14 mil apenados se envolvem em atividades educacionais, representando 50,2% da população prisional do Estado. Esses números evidenciam o protagonismo catarinense em políticas penais modernas e efetivas.

Cada participante pode reduzir quatro dias de pena por obra lida, conforme a Resolução nº 391/2021 do CNJ. Para garantir seriedade ao processo, os internos produzem resenhas orientadas por professores, que avaliam a compreensão e o envolvimento com o conteúdo.

“O livro A Hora da Estrela, da Clarice Lispector, foi o mais lido na unidade. Ele provoca no apenado uma mudança psicológica significativa,” relata o professor Valdecir Roberto de Oliveira.

O programa não apenas reduz penas. Ele estimula o pensamento crítico, a argumentação, a concentração e a reaproximação com o universo da leitura. Muitos internos têm, por meio dessa experiência, o primeiro contato profundo com livros e com a linguagem escrita.

As bibliotecas das unidades prisionais contam com um acervo diversificado e acessível a todos os detentos. Além disso, é possível expandir esse acervo por meio de doações da sociedade civil, familiares ou instituições parceiras. A pluralidade das obras disponíveis estimula reflexões e reforça valores éticos e sociais essenciais.

A experiência de Santa Catarina prova que o investimento na educação prisional gera impactos positivos e duradouros. Ao reduzir a reincidência criminal, essa política contribui para a segurança pública e para a construção de uma sociedade mais justa.

Capacitação profissional e trabalho interno

Além da leitura e do ensino formal, o sistema penitenciário catarinense desenvolve projetos voltados à capacitação profissional e ao trabalho interno.

Detentos atuam em áreas como marcenaria, construção civil, costura, fabricação de iates e outros serviços industriais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SEJURI

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Homem morre prensado entre caminhões durante carregamento de suínos

Um homem de 45 anos morreu no final da...

Outros Tópicos Interessantes