Rádios RBV

Menu

Economia catarinense cresce acima da média nacional

Confira os setores que tiveram altas e auxiliaram no impulso da economia catarinense

Fonte:
Observatório Fiesc

Em janeiro de 2024, economia catarinense cresce acima da média nacional, crescendo 4,3% ante o mesmo mês do ano anterior, acima da média nacional de 3,4%. Com relação ao crescimento acumulado em 12 meses, o desempenho do estado foi em linha com o observado para o Brasil (2,7% e 2,5%, respectivamente).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os principais fatores do crescimento econômico catarinense nesse mês foram o dinamismo do mercado de trabalho, que contribui para a manutenção do nível elevado do consumo das famílias, além do ciclo de queda das taxas de juros. Além da alta no setor de serviços e da indústria.

- Publicidade -

O setor de serviços, obteve expansão de 10,2% na análise interanual, puxado principalmente pela atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares. Essa categoria inclui itens como serviços prestados às empresas e seleção e locação de mão de obra, que foram impulsionados pelo aquecimento no mercado de trabalho, uma vez que Santa Catarina registrou o segundo maior saldo de empregos do país em janeiro.

Além dos serviços voltados à construção civil, as demais atividades relacionadas a serviços também apresentaram crescimento, com destaque para o transporte rodoviário de carga e serviços de tecnologia da informação.

Já o comércio catarinense teve crescimento influenciado pelo consumo de bens duráveis, como é o caso de veículos, motocicletas, partes e peças e eletrodomésticos.

Veja também

Fabricante internacional de automóveis planeja nova filial em SC

Coral suíço faz turnê internacional em Treze Tílias

A trajetória de queda da taxa básica de juros, iniciada em agosto de 2023, em conjunto com a manutenção do nível elevado do consumo das famílias explicam o bom desempenho da venda dessa categoria de bens.

Os itens de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação também apresentaram crescimento no comparativo anual de janeiro, sofrendo influência tanto da redução das taxas de juros quanto do maior dinamismo do mercado de trabalho.

Pelo lado negativo, a venda de móveis apresentou retração no período analisado, bem como o segmento de tecidos, vestuário e calçados.

Pelo lado da indústria, setores que possuem maior sensibilidade à taxa de juros também foram destaque no crescimento interanual. Esse é o caso da produção de máquinas e equipamentos, que cresceu 28,5%, e equipamentos elétricos, com alta de 19,8% no comparativo com janeiro de 2023.

O movimento de expansão de setores industriais relacionados a bens de capital e bens intermediários no início do ano encontra reflexo nas projeções de mercado para a economia brasileira. Os últimos dados de expectativas apontam um crescimento de 1,5% da formação bruta de capital fixo em 2024, ante retração de 3,0% no ano anterior.

Além disso, a demanda externa beneficiou o crescimento de setores como o de madeira e móveis e minerais não-metálicos, cujas exportações foram impulsionadas pela melhora nas condições do setor da construção estadunidense.

Por fim, diante da desaceleração da demanda chinesa, a diversificação dos destinos para a carne suína, um dos principais produtos da pauta exportadora catarinense, também trouxe reflexos positivos para a indústria no começo de 2024.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol e calor nesta sexta-feira

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Homem que matou desafeto é condenado a mais de 18 anos

Um homem que matou desafeto é condenado a mais...

Vigilância intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Caçador

Com o Dia de Finados se aproximando (2 de...

Reforma Protestante: Um marco histórico no cristianismo

O Dia da Reforma Protestante, celebrado em 31 de...

Carro com pai e filha cai em ribanceira de 15 metros; pai morre no acidente

Empresário de 42 anos, João Paulo da Silva, morreu...

Mais Lidas da semana

Empresário de Fraiburgo, Cristiano Augusto Weber, morre aos 30 anos

Cristiano Augusto Weber, de 30 anos, foi encontrado por...

Em clima de tensão começa o julgamento pela morte de policial em Tangará

O julgamento dos oito acusados pela morte do policial...

Oito envolvidos na morte de PM em Tangará são condenados

Terminou na noite desta quarta-feira (30) o julgamento dos...

Mulher é morta a facadas na frente dos filhos no Oeste de SC

Uma mulher de 29 anos foi assassinada a facadas...

Idoso morre atropelado por trator de esteira

Um idoso morreu atropelado por um trator de esteira...

Outros Tópicos Interessantes