As micro e pequenas empresas foram responsáveis por seis em cada dez dos novos empregos em Santa Catarina nos seis primeiros meses de 2023. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (27).
Os números apontam 35 mil novas contratações por micro e pequenas empresas catarinenses, o que corresponde a 56% do total no período, que alcançou 62 mil novos postos de trabalho no geral.
A parcela das cerca 56% das novas vagas criadas por micro e pequenas empresas de Santa Catarina foram voltadas para os setores de serviços (quase 15 mil empregos), construção (mais de 9 mil), indústria da transformação (6 mil) e comércio (aproximadamente 4 mil).
No mesmo período, as Médias e Grandes Empresas geraram postos de trabalho na área de Serviços (12 mil) e Indústria da Transformação (11 mil).
Em todo o país, foram pouco mais de 1 milhão de novas contratações, sendo quase 710 mil efetuadas nas micro e pequenas empresas, o equivalente a 69%.
“Apesar de todas as dificuldades, principalmente com a elevada taxa de juros praticada no país, que inviabiliza o acesso ao crédito, são as MPE que têm feito o país seguir adiante”, avaliou o presidente do Sebrae, Décio Lima.