Em nota oficial, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAR) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), informou que as análises laboratoriais realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartaram a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), gripe aviária, em um aviário comercial localizado em Ipumirim, no Oeste catarinense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Apesar do laudo oficial, o caso continua sob investigação para determinar a causa da mortalidade observada nas aves, com previsão de conclusão em até uma semana. O Mapa confirmou, na manhã desta quinta-feira (22), que não se trata de um caso de IAAP.
As ações de vigilância à gripe aviária seguem intensificadas e fazem parte da rotina do Serviço Veterinário Oficial, executado pela Cidasc em Santa Catarina.
A Companhia esclarece que o aumento nas notificações é natural diante do alerta máximo emitido para prevenção, evidenciando que a população está informada e colaborando para garantir o status sanitário do estado, referência na defesa agropecuária.
Veja também
Mandato único e o risco das reformas parciais no ordenamento político brasileiro
Frio mais forte de 2025 chega a SC na próxima quinta, dia 29
A Cidasc reforça a importância da colaboração da cadeia produtiva e da população na notificação precoce de casos suspeitos de gripe aviária.
Sinais devem ser comunicados imediatamente, como
- dificuldade respiratória,
- secreção ocular,
- andar cambaleante,
- torcicolo,
- rotação excessiva da cabeça,
- mortalidade súbita e alta
Notificação de casos suspeitos de gripe aviária
Casos suspeitos podem ser informados por meio do e-Sisbravet: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, ou ainda diretamente em um escritório local da Cidasc.
Contatos estão disponíveis no site cidasc.sc.gov.br/estrutura-organizacional ou pelo telefone 0800 643 9300.
Santa Catarina permanece comprometida com a proteção da avicultura, mantendo sua condição sanitária e exportadora de excelência.
O consumo de carne de aves e ovos é seguro e não representa risco ao consumidor final.
Nossas Redes Sociais