Rádios RBV

Exames descartam gripe aviária em criação comercial no Oeste de SC

A Cidasc segue com a vigilância ativa e reforça que o aumento nas notificações é esperado, já que o estado está em alerta máximo

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SAR

Em nota oficial, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAR) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), informou que as análises laboratoriais realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) descartaram a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), gripe aviária, em um aviário comercial localizado em Ipumirim, no Oeste catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Apesar do laudo oficial, o caso continua sob investigação para determinar a causa da mortalidade observada nas aves, com previsão de conclusão em até uma semana. O Mapa confirmou, na manhã desta quinta-feira (22), que não se trata de um caso de IAAP.

As ações de vigilância à gripe aviária seguem intensificadas e fazem parte da rotina do Serviço Veterinário Oficial, executado pela Cidasc em Santa Catarina.

A Companhia esclarece que o aumento nas notificações é natural diante do alerta máximo emitido para prevenção, evidenciando que a população está informada e colaborando para garantir o status sanitário do estado, referência na defesa agropecuária.

A Cidasc reforça a importância da colaboração da cadeia produtiva e da população na notificação precoce de casos suspeitos de gripe aviária.

Sinais devem ser comunicados imediatamente, como

  • dificuldade respiratória,
  • secreção ocular,
  • andar cambaleante,
  • torcicolo,
  • rotação excessiva da cabeça,
  • mortalidade súbita e alta

Notificação de casos suspeitos de gripe aviária

Casos suspeitos podem ser informados por meio do e-Sisbravet: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, ou ainda diretamente em um escritório local da Cidasc.

Contatos estão disponíveis no site cidasc.sc.gov.br/estrutura-organizacional ou pelo telefone 0800 643 9300.

Santa Catarina permanece comprometida com a proteção da avicultura, mantendo sua condição sanitária e exportadora de excelência.

O consumo de carne de aves e ovos é seguro e não representa risco ao consumidor final.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

ACIC recebe o secretário de Estado da Indústria e Comércio nesta sexta-feira

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) recebe em seu...

Veículo despenca em estacionamento de supermercado em Caçador

Um acidente de trânsito inusitado ocorreu em Caçador no...

Polícia Militar apreende pistola 9mm durante operação no Meio-Oeste

Durante uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira,...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina permanece com dia chuvoso

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Projeto da empresa Tedesco é premiado por inovação ambiental

A empresa Tedesco, do setor de papel e celulose...

Outros Tópicos Interessantes