Rádios RBV

Menu

FIESC e entidades defendem Código de Meio Ambiente de SC

Documento a ser enviado aos deputados estaduais e ao governador pede proteção à legislação estadual e manutenção do modelo catarinense de preservação

Entidades do setor produtivo reunidas no dia 1º de outubro na Federação das Indústrias de SC (FIESC) debateram a necessidade de o executivo e o legislativo catarinenses defenderem de forma sistemática o Código Estadual de Meio Ambiente. Preocupadas com as iniciativas recentes do IBAMA e decisões judiciais ignorando a base constitucional para que o código estadual possa ser aplicado no estado – a despeito das demais normas que tratam do tema -, as entidades deliberaram pelo envio de um documento ao governador Jorginho Mello e aos deputados estaduais sugerindo um posicionamento firme em proteger a legislação estadual. Assinam o documento: FIESC, FAESC, FETAESC, OCESC e FECOAGRO.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O diretor jurídico e de relações institucionais da FIESC, Carlos José Kurtz, explica que o Código de Meio Ambiente de SC já foi validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foi debatido com toda a sociedade. O documento conta com embasamento técnico e leva em consideração as características e a realidade regional. “O estado precisa ter uma defesa firme em todas as esferas da aplicação do código. Precisamos valorizar esta legislação já consolidada como instrumento de desenvolvimento sustentável e respeitar o pacto federativo, já que a Constituição prevê que a competência da União para legislar deve se limitar a estabelecer normas gerais”, avalia.

Para o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da FIESC, Odelir Battistella, Santa Catarina tem uma legislação moderna e abrangente, que contribui para que hoje o estado tenha cerca de 40% de suas matas nativas preservadas, além de ter mais de 1 milhão de hectares de florestas plantadas.

Veja também

FIESC defende a valorização do Código Florestal

Brasil envia avião para repatriação de brasileiros do Líbano

DNIT assina contrato para duplicação da BR-282 em SC

Um dos principais instrumentos de valorização da legislação ambiental, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) também foi tema da reunião, que teve a participação do Secretário da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto. As entidades defenderam a regulamentação e imediata implantação do CAR conforme legislação recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa. Segundo o secretário, o CAR “é uma ferramenta valiosa para a efetivação dos instrumentos de proteção e de desenvolvimento previstos na lei estadual.”

A lei 18973/24 aprovada pela Alesc determina a formação de um comitê para a implantação do cadastro, com gestão a cargo da Secretaria da Agricultura. “São mais de 395 mil propriedades rurais em SC aguardando pelo andamento do CAR para ter segurança jurídica e manter sua viabilidade econômica”, explica Colatto.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Ascom Fiesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira recebe fórum sobre violência doméstica nesta terça (20)

Na noite desta terça-feira (20), Videira recebe um importante...

Alesc votará proposta de unificação das eleições e mandatos de cinco anos

Está pronto para ser votado no Plenário da Assembleia...

Câmara de Tangará homenageia CTG Tropeiro da Esperança

A Câmara de Vereadores de Tangará prestou uma homenagem...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes