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“Gatos” elevam conta de luz dos catarinenses em 1,5%

Consumidor residencial paga, em mรฉdia, R$ 2,22 a mais na conta por causa de furtos e fraudes na energia elรฉtrica em Santa Catarina

Fonte:
G1 Santa Catarina

Os furtos e fraudes na energia elรฉtrica, ou como sรฃo popularmente conhecidos, os “gatos”, elevam a conta de luz dos catarinenses, com consumo residencial em 1,5%. Os dados sรฃo referentes a 2023 e constam em relatรณrio da Agรชncia Nacional de Energia Elรฉtrica (Aneel), divulgado na รบltima quinta-feira (18).

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O fato coloca o consumidor catarinense em 22ยบ lugar entre os estados em que mais se paga por “gatos”. No topo da lista estรก a Amazonas Energia, com 13,4% a mais na conta por causa das irregularidades.

As Centrais Elรฉtricas de Santa Catarina (Celesc), subsidiรกria da energia no estado, informou que o consumidor residencial paga, em mรฉdia, R$ 2,22 na conta a mais por causa dos furtos e fraudes.

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A Celesc explicou o cรกlculo para chegar a esse valor. A tarifa para o consumidor residencial รฉ de R$ 592,96 por Megawatt-hora (Mwh), determinada pela Aneel.

O percentual de 1,5% desse valor representa, em reais, R$ 8,89 por MWh, ou 1 mil Kwh. Segundo a Celesc, geralmente uma residรชncia consome, mensalmente, 250 MWh. Proporcionalmente, ela pagaria R$ 2,22.

A Celesc informou ainda que faz aรงรตes para evitar furtos de energia, como a regularizaรงรฃo de unidades consumidoras e a retirada de fios irregulares.

Por que os consumidores pagam?

A Aneel considera os furtos de energia como “perdas nรฃo tรฉcnicas”. Sรฃo perdas evitรกveis, que nรฃo estรฃo relacionadas ao sistema elรฉtrico, mas sim a furtos, fraudes e problemas de mediรงรฃo na rede da distribuidora local.

O custo dos furtos entra parcialmente na tarifa do consumidor que estรก regularizado. A Aneel revisa as tarifas das distribuidoras, medindo as perdas tรฉcnicas e nรฃo tรฉcnicas, e repassando os custos na conta de luz de acordo com critรฉrios de eficiรชncia definidos para cada empresa.

Ou seja, o repasse รฉ menor caso a distribuidora nรฃo tenha gerido bem o negรณcio, restando ร  empresa arcar com a diferenรงa entre o valor reconhecido pela Aneel e o valor real das perdas.

Se agรชncia observar o contrรกrio, que a distribuidora tenha obedecido aos critรฉrios definidos, o repasse serรก maior para os consumidores. Assim, a distribuidora รฉ recompensada por melhorias e responsabilizada por ineficiรชncia.

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