Com a chegada do verão, a procura por imóveis de temporada aumenta, mas os golpes no aluguel ainda preocupam consumidores. Jairo Netto, delegado regional do CRECI e conselheiro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina, reforça a importância de atenção redobrada ao fechar contratos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“É até preocupante, pois todo ano vemos pessoas caindo nesse golpe. Como outros golpes antigos, ele ainda tem vítimas”, afirmou Netto. Ele questiona se a causa é a falta de informações ou ” má fé”.
O especialista destaca que a mídia, redes sociais e órgãos reguladores, como o CRECI, constantemente alertam sobre riscos. Por isso, é essencial verificar a procedência do imóvel e da pessoa ou empresa com quem se negocia.
“Quando você vai locar algo, deve se certificar de que vai usufruir de dias tranquilos, em um lugar seguro, sem surpresas desagradáveis na chegada”, explicou Netto.
Veja também
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até dia 19 de dezembro
RPG de Harry Potter pode ser baixado de graça no PC por tempo limitado
Embora os casos sejam mais comuns no litoral, ele lembra que golpes também podem ocorrer em cidades do interior.
“Com redes sociais, muitas pessoas se deixam levar por ofertas mirabolantes. Sempre desconfie de preços muito baixos. Toda promessa de lucro fácil é golpe”, alertou.
Netto ressalta que o comportamento de alguns consumidores combina desconhecimento e ganância. “Querem economizar ou lucrar mais, mas não checam a fonte. O barato muitas vezes sai caro”, acrescentou.
Recomendações
Para evitar problemas, ele recomenda negociar sempre com profissionais credenciados pelo CRECI. A campanha “Sem Crescidão” incentiva a sociedade a buscar corretores habilitados e com idoneidade comprovada.
“Pesquise no Google, consulte o Reclame Aqui e informações sobre a imobiliária. Nunca faça depósitos sem certificar-se da legalidade e idoneidade do responsável pelo imóvel”, orientou.
Netto ainda informou que a equipe do CRECI pode fornecer referências de profissionais confiáveis, garantindo uma locação segura e dentro da lei.

