O governador Jorginho Mello aprovou o programa Pet Levado a Sério, destinado a castrar mais de 80 mil animais em Santa Catarina. O projeto, com um investimento total de R$ 17 milhões, abrangerá 95% do território catarinense e beneficiará municípios com até 100 mil habitantes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa é da Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde. Os recursos serão distribuídos para as prefeituras que se inscreverem em um edital a ser lançado.
Além das castrações, o programa incluirá campanhas de educação sobre guarda responsável.
Fabrícia Costa, diretora da Dibea, informou que o programa está passando por adequações e detalhou que as prefeituras precisam apresentar projetos para receber os fundos.
Veja também
Videira intensifica programa de castração de cães e gatos
Lei de SC cria cadastro de cuidadores de animais abandonados
Uma vez aprovados, os municípios poderão usar o dinheiro para implementar as castrações e promover a educação animal.
O secretário Guilherme Dallacosta destacou a importância do programa para o controle populacional de animais e para a prevenção de zoonoses.
A capacitação dos municípios para o planejamento das castrações também será uma prioridade.
O deputado Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), elogiou a aprovação do programa.
Ele afirmou que a iniciativa levará Santa Catarina a um novo patamar no cuidado com os animais, reduzindo o abandono e melhorando as condições de vida dos pets.
Nossas Redes Sociais