Das 48 cidades de Santa Catarina aptas a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, 21 se habilitaram junto à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. Essas cidades vão dividir o valor total de R$ 3 milhões disponibilizado pelo edital, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar indígena, apoiar a agricultura familiar e promover o acesso a alimentos saudáveis.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A coordenadora estadual de segurança alimentar e nutricional, Juliana Rocha Pires, explicou que o critério de inclusão considerou municípios com aldeias indígenas e também aqueles com presença de indígenas segundo dados do IBGE e CadÚnico.
“Sabemos que muitas destas cidades têm uma grande população indígena, então estamos felizes por poder atender mais de 17 mil indígenas levando segurança alimentar e uma alimentação saudável. Com a adesão dos municípios, agora vamos encaminhar processo ao Ministério e tão logo seja aprovado faremos uma reunião com os contemplados”, afirmou Juliana.
A habilitação dos municípios foi uma etapa essencial para o acesso aos recursos. Agora, com os R$ 3 milhões assegurados, as cidades poderão adquirir alimentos diretamente de agricultores familiares e também das comunidades indígenas locais.
Veja também
Setor florestal catarinense faz apelo ao Poder Público
População de Santa Catarina pode chegar a 10,4 milhões em 2070
O programa é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e integra uma política pública voltada à nutrição das populações indígenas em Santa Catarina.
Na primeira etapa, 722 agricultores se cadastraram para fornecer produtos ao programa. A segunda fase teve início no dia 18 de julho, permitindo novas inscrições para produtores interessados em vender itens como hortaliças, frutas, pães, farinha, pescados e outros produtos regionais.
Cidades habilitadas
- Abelardo Luz,
- Araquari,
- Balneário Barra do Sul,
- Biguaçu, Canelinha,
- Canoinhas,
- Chapecó,
- Entre Rios,
- Florianópolis,
- Fraiburgo,
- Imaruí,
- Ipuaçu,
- Itajaí,
- Joinville,
- José Boiteux,
- Palhoça,
- Porto União,
- São Francisco do Sul,
- Seara,
- Vitor Meireles e
- Xanxerê.