Rádios RBV

Inscrições para CNH gratuita em SC iniciam no dia 15 de julho

Esta iniciativa visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade.

Fonte:
Defensoria Pública de Santa Catarina

As inscrições para CNH gratuita em SC iniciam no dia 15 de julho, próxima segunda-feira. Os moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade cadastrados no CaDúnico poderão obter a gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação através do programa CNH Emprego na Pista.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com o DETRAN/SC e o SEST SENAT, que visa promover a inclusão social e oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre através da obtenção ou mudança de categoria da CNH.

A Defensoria Pública de Santa Catarina informou que o programa beneficiará 30 mil pessoas de baixa renda que precisam da habilitação para trabalhar.

Veja também

Programa CNH Emprego emitirá CNH de forma gratuita em SC

Governador sanciona lei que dará até 30 mil habilitações gratuitas

As categorias abrangidas incluem A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). As inscrições estarão disponíveis no site Emprego na Pista, do Detran catarinense, onde também será possível fazer uma simulação para verificar a elegibilidade.

Como o programa vai funcionar?

O Estado de Santa Catarina vai custear os serviços referentes a 1ª Habilitação, Mudança de Categoria ou Inclusão de EAR.

O SEST SENAT vai auxiliar o DETRAN na operacionalização do Programa, porque já tem uma grande experiência na execução desse tipo de serviço.

O SEST SENAT fará a conferência dos documentos e, quando necessário, recrutará a Secretaria de Assistência Social para consulta ao banco de dados do CADúnico.

Com a documentação correta, os candidatos serão direcionados aos Centro de Formação de Condutores (CFC) para iniciar as aulas teóricas.

Após o exame teórico, o aluno realizará 02 cursos de 04 horas de duração cada, oferecidos pelo SEST SENAT. São cursos profissionalizantes, por exemplo:

  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Noções de empregabilidade;
  • Noções de Gestão de pessoas;
  • Noções de percepção de riscos;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Qualidade no atendimento ao cliente;
  • Relacionamento interpessoal e ética no trabalho;
  • Noções de gestão do tempo

Depois de concluído, o aluno está apto a iniciar as aulas práticas. Ao realizar o exame prático de direção, o motorista sairá do Programa com uma CNH com marca EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e 02 (dois) cursos profissionalizantes. Pronto para encarar o mercado de trabalho!

Requisitos para participar da CNH gratuita

  • Saber ler e escrever
  • Ser maior de 18 anos
  • Possuir cadastro de pessoa física (CPF)
  • Residir em Santa Catarina há mais de dois anos
  • Ser penalmente imputável
  • Possuir cadastro ativo no CadÚnico
  • Não ter sido condenado por crime de trânsito enquanto durarem seus efeitos
  • Não possuir qualquer bloqueio judicial ou administrativo registrado em sistema que impossibilite a obtenção de CNH

Esta iniciativa visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho para moradores de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

SC define regras para criação, comercialização e circulação de pitbulls

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou...

Matos Costa promove encontro para incentivar a criação de ovelhas no município

Com o objetivo de fortalecer e desenvolver a ovinocultura...

Alunos da Amimu realizam apresentações didáticas e ensaio aberto

Os dias 11 e 12 de julho foram marcados...

Rio das Antas divulga programação de aniversário de 67 anos

A Prefeitura de Rio das Antas anunciou a programação...

Mais Lidas da semana

PT de Videira elege novo comando municipal

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu mais um passo...

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa uma criança morta

Ataque em escola no Rio Grande do Sul deixa...

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Pintor morre ao cair de edifício em Caçador

Um trágico acidente de trabalho marcou a tarde desta...

Enchente histórica de 1983 completa 42 anos

A enchente de 1983 completou 42 anos na segunda-feira,...

Outros Tópicos Interessantes