Jorginho Mello avalia não assinar lei que extingue cotas raciais das universidades de SC

O texto, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa, prevê multa de R$ 100 mil e corte de verbas para universidades que mantiverem as cotas

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou nesta quinta-feira (18) que ainda não decidiu se sancionará o projeto de lei que extingue as cotas raciais nas universidades estaduais e em instituições de ensino que recebem recursos públicos do governo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A declaração ocorre uma semana após a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovar o projeto de lei 753/2025, que prevê multa de R$ 100 mil e corte de verbas para universidades que mantiverem cotas raciais em Santa Catarina.

Publicidade

O texto ainda aguarda análise do governador para se tornar lei.

“A gente está avaliando. Não chegou ainda, eu não sancionei nada. Estamos na Procuradoria do Estado fazendo um pente-fino em todos eles para ver o que foi acrescido, as emendas. Eu sempre digo, se for para ajudar as pessoas mais necessitadas, tem o meu apoio, porque a universidade não tem cor”, afirmou Jorginho Mello.

O governador reforçou a necessidade de cautela na decisão.

“A gente está vendo. Quando chegar eu vou avaliar com muito critério e reafirmo, sendo para ajudar, sendo para incluir mais gente, sendo para alcançar quem mais precisa, tem todo o meu apoio”, disse.

Segundo ele, é fundamental agir com prudência para não cometer ilegalidades e garantir que a medida seja avaliada pela Justiça. “Então, é por isso que eu digo que tem que ter paciência”, completou.

O projeto de lei 753/2025 gerou debates acalorados entre parlamentares, universidades e entidades da sociedade civil, dividindo opiniões sobre inclusão racial e políticas afirmativas no ensino superior.

Ainda não há previsão de quando o governador tomará a decisão final sobre a sanção, mantendo a expectativa sobre o futuro das cotas raciais no estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Bom Dia Santa Catarina

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá temporais e risco de alagamentos em SC

Santa Catarina terá uma terça-feira (29) marcada pela instabilidade...

Caitá Supermercados comemora 29 anos com programação especial para crianças

A Rede Caitá Supermercados comemora 29 anos de história...

Seleção Brasileira enfrenta a Austrália em Brisbane no segundo amistoso

A Seleção Brasileira entra em campo nesta terça-feira em Brisbane para o segundo amistoso do novo ciclo visando a Copa de 2030.

Vendedor de Curitibanos tem imagem usada por golpistas para fraudes em todo o Brasil

Criminosos utilizam fotos e dados de um funcionário de concessionária de Santa Catarina para aplicar golpes na venda de veículos pela internet.

Cidades do Oeste de Santa Catarina decretam emergência após chuva de granizo

Cidades do Oeste catarinense decretam situação de emergência após tempestades com granizo e vendavais atingirem centenas de residências.

Piloto morre após acidente em campeonato de arrancada em Mafra

O piloto Alex Czaika, de 29 anos, faleceu após sua VW Saveiro capotar e pegar fogo durante uma competição no Planalto Norte catarinense.

Anvisa aprova registro do Kyinsu para tratamento de diabetes tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o registro do medicamento Kyinsu, desenvolvido pela Novo Nordisk para o tratamento de diabetes tipo 2.